Juventude

ATUAÇÃO

Sedel reativa Conselho Municipal da Juventude

Regulamentar programas do governo federal e fiscalizar atividades estão entre as funções

Publicado em: 14/03/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Sedel reativa Conselho Municipal da Juventude

Conselho visa regulamentar programas do governo federal e fiscalizar atividades (Foto: Filipe Sousa)

Membros da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Sedel, estiveram reunidos, na terça-feira, 13, para reativar o Conselho Municipal da Juventude. Com o papel de regulamentar programas do governo federal, deliberar e fiscalizar a execução das atividades propostas pelos projetos que serão desenvolvidos, além de prestar conta, Conselho é deliberativo e prioriza a participação social nas políticas públicas.

Através da Superintendência da Juventude, o Conselho foi criado em 11 de novembro de 2008, pela Lei 1.270, com caráter prioritário entre poder público e sociedade civil, composto por 12 membros, de entidades públicas e civis. Segundo o superintendente Wilson Fernandes, a maioria dos projetos do Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Juventude, SNJ, precisa de fiscalização por entidades públicas e civis e o Conselho possibilita essa abertura. Ele afirma que, embora tenha sido criado em 2008, o Conselho Municipal da Juventude de Imperatriz, nunca foi atuante. “Nesta gestão o que o prefeito Assis Ramos, cobra da gente é que todos os Conselhos sejam atuantes, que funcionem e que fiscalizem essas verbas públicas investidas nos programas em prol da sociedade", destacou.

De acordo com a secretária municipal de Esportes, Greycivane Lindoso, "é uma felicidade realizar programas da Superintendência da Juventude e, agora, tudo vai funcionar melhor". Ela afirma que o Conselho Municipal  da Juventude de Imperatriz é composto por 12 membros titulares e 12 suplentes, sendo 6 compostos pela sociedade civil organizada e 6 dos órgãos públicos.

Sobre os projetos já conquistados pela Superintendência da Juventude de Imperatriz, alguns de nível nacional, estão sendo desenvolvidos na cidade, como o IDJovem, que beneficia jovens de 15 a 29 anos, com meias entradas em cinemas, shows e disponibiliza duas vagas em ônibus de transporte interestadual; além do da Estação Juventude, que disponibiliza oficinas para os jovens com curso de qualificação profissionalizante e de artesanatos e esporte. A Superintendência tem mais dois programas que vão beneficiar jovens de baixa renda em Imperatriz, que são o "Jovem Rural" e a "Juventude Viva", que atinge diretamente a jovens negros, em áreas de risco.

Juventude