Limpeza Pública

SERVIÇOS

Equipes atuam na desobstrução do riacho Capivara

Falta de conscientização da população dificulta ações da Prefeitura

Publicado em: 12/02/2020 por Rafael Pestana

Equipes atuam na desobstrução do riacho Capivara

Pontos críticos recebem maior atenção das equipes de limpeza da SLP. (Foto: IMADRONEBR)

A Prefeitura de Imperatriz, em consonância com o Plano de Ações Preventivas de Inverno, tem intensificado os serviços de limpeza e desobstrução de riachos em toda a cidade. O trabalho, realizado pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP, é executado diariamente, e nesta quarta-feira, 12, acontece em um ponto crítico do riacho Capivara, no bairro Santa Rita.

As equipes da SLP seguem cronograma de trabalho estipulado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil, órgão responsável por realizar o levantamento das áreas e pontos críticos de possíveis alagamentos, de modo que as regiões mais afetadas com transbordamentos ocasionados em chuvas passadas, não sofram o mesmo impacto nesse ano.

“As chuvas estão aumentando, e com isso nossas equipes estão atuando de forma estratégica, em conjunto com a SUMPDEC, para sanar os problemas mais urgentes. Mas a nossa meta é que todos os riachos que cortam a cidade sejam limpos para garantir a fluidez das águas da chuva, que tendem a aumentar nesse período”, destaca Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

Apesar dos esforços das equipes do município, para evitar transtornos e diminuir o índice de alagamentos na cidade, a conscientização da população sobre a importância de não jogar lixo nos riachos é indispensável. “Ainda no início dessa semana, as nossas frentes de serviços retiraram do riacho Bacuri uma grande quantidade de móveis jogados pelos moradores, tinha colchões e até mesmo sofás entre os entulhos retirados”, relata Alan Johnes.

Para evitar que a população faça o descarte indevido de móveis e outros bens inutilizáveis em pontos irregulares ou nos riachos da cidade, foi criado o Cata Treco, serviço de agendamento para recolhimento desses materiais de forma gratuita pelo telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Devido à demanda, o Cata Treco possui prazo de três dias úteis, a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Além de móveis e outros materiais que se deseje descartar, a população também pode utilizar o número para solicitar o recolhimento de entulhos e gralharias, que possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Ainda nessa quarta-feira, 12, o Cata Treco cumpre agenda nos bairros Bacuri, Vila Lobão, Cafeteira, Nova Imperatriz, e Vila Nova. E as equipes de remoção de entulho atuam nos bairros Nova Imperatriz, Cafeteira, Alto Bonito e Centro. As frentes de serviços do Arrastão da Limpeza realizam roço, varrição manual, paliação de montes, remoção de entulhos e pontas de lixo na BR – 010, próximo ao 50º BIS, e na Avenida Pedro Neiva de Santana.

Os bairros Centro, Nova Imperatriz, Juçara, Beira Rio, Santa Rita, São José, Santa Inês e Vila Macedo recebem os serviços de recolhimento de podas e remoção de gralharias e resíduos verdes. E as equipes responsáveis pela limpeza e manutenção das praças, trabalham nas praças da Super Quadra, Três Poderes, Mané Garrincha, Calango, Vila Cafeteira, Viola e São Miguel.

Limpeza Pública