Notícias

MANIFESTAÇÕES

Atividades culturais marcam Dia Nacional da Consciência Negra em Imperatriz

Alunos da rede municipal participaram de programação na Praça da Cultura

Publicado em: 20/11/2017 por Sara Ribeiro

Atividades culturais marcam Dia Nacional da Consciência Negra em Imperatriz

Escolas municipais participaram de programação cultural para lembrar Dia Nacional da Consciência Negra (Foto: Sara Ribeiro)

Nesta segunda-feira, 20, a Praça da Cultura foi palco de manifestações culturais, com dança, música, poesia e exposição de trabalhos manuais, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, com o objetivo de fazer uma reflexão sobre  a  importância da cultura africana e do respeito ao desenvolvimento da identidade brasileira. Realizado pelo Centro de Cultura Negra Negro Cosme, CCNNC, de Imperatriz, evento contou com participação da Secretaria Municipal de Educação, Semed, através do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) e de escolas da rede municipal e estadual.

Programação concluiu ciclo de atividades realizadas no decorrer do ano letivo, cumprindo as orientações incluídas nas leis 10639/2003 e 11645/2008, sancionadas para democratização do ensino com a inclusão da história e cultura Afro-brasileira e Africana, e da história indígena. “Quando chega a semana de 20 de novembro as ações se intensificam. Na culminância de tudo que foi realizado, as escolas vem à praça mostrar à comunidade. É uma ação pedagógica, voltado para o momento de estudo fora do ambiente escolar” – informou Inês de Jesus Silva, membro do eixo de educação dos direitos humanos do Siadi.

Segundo ela, nessas oportunidades nota-se a importância de trabalhar a educação para direitos humanos, em busca da diminuição do preconceito com o povo negro. “O principal objetivo das leis é de trazer o povo negro e os povos indígenas para dentro do contexto educacional, para que as posturas preconceituosas desapareçam” – refletiu.

Aluna da Escola Municipal Sinopse, Jennifer Sousa que recitou poesia autoral com abordagem na discriminação de classe social e racial, falou sobre a importância de se combater o preconceito. “Falamos justamente sobre as diferenças que são bem evidentes no nosso meio, sobre a aceitação da negra na sociedade e a importância que ela tem”.

Notícias