Meio Ambiente

PRESERVAÇÃO

Coleta seletiva recolheu mais de 463 toneladas de recicláveis em 2019

Balanço revela aumento de 76.24% na coleta de resíduos sólidos em relação a 2018

Publicado em: 09/01/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta seletiva recolheu mais de 463 toneladas de recicláveis em 2019

Recicláveis coletados são encaminhados para Ascamari (Foto: Assessoria)

O balanço anual realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, com participação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, revelou que o número de materiais recicláveis recolhidos pela coleta seletiva em 2019 subiu mais de 76.24% em relação ao ano anterior. De 262.873 toneladas em 2018, o número saltou para 463.304 toneladas no ano passado, destaque para o papelão, 309.972, ferro, 47.085, e plásticos em geral com 44.369 toneladas, respectivamente.

Apesar do avanço, a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, reforça sobre a conscientização da comunidade na separação correta dos resíduos no momento do descarte. “É de fundamental importância que a comunidade esteja consciente do seu papel nas questões ambientais, dentre elas, o descarte correto dos resíduos sólidos. Este ano vamos ampliar as ações da coleta seletiva no intuito de que tenhamos uma integração maior do governo municipal com a sociedade. Objetivo é a preservação do meio ambiente, gerando ainda mais a inclusão social dos catadores”, reforçou.

A coleta seletiva, executada desde 2017 pela Prefeitura, primeiro ano da gestão do prefeito Assis Ramos, conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, que recolhem resíduos que ainda podem ser reutilizados, coleta de porta em porta e a participação de 74 parceiros, dentre os quais, empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.

“Para sanar as dúvidas relacionadas ao descarte correto de resíduos, o Departamento de Educação Ambiental da Semmarh realiza frequentemente ações de conscientização em comércios, escolas, empresas, condomínios, além de blitz educativas em ruas e avenidas da cidade, sendo que essas atividades serão desenvolvidas com mais afinco este ano, visando atingir um índice ainda maior de recicláveis”, disse o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Sant`Anna.

Os recicláveis são coletados pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, SLP, com a logística da empresa Sellix Ambiental, que destina o material coletado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Cerca de 200 famílias são beneficiadas, estas que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

Para manter contato com a equipe da Coleta Seletiva, os interessados podem ligar no Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa Sellix Ambiental, (99) 99191-9180.

Meio Ambiente