Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Escola Domingos Moraes recebe projeto de educação ambiental

Programação levou palestra e distribuição mudas de árvores aos alunos

Publicado em: 06/02/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Escola Domingos Moraes recebe projeto de educação ambiental

Alunos da Escola Municipal Domingos Morais durante a palestra (Foto: IMADRONEBR)

A Prefeitura de Imperatriz, em ação conjunta das secretarias municipais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e Desenvolvimento Social, Sedes, realizou na manhã desta quinta-feira, 6, trabalho de educação ambiental com alunos da Escola Municipal Domingos Moraes, no conjunto residencial Recanto Universitário, Vila Fiquene.

A secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, destacou que a intenção do poder público municipal é investir ainda mais nas ações educativas. "Programas na área educacional ambiental têm contribuído muito com as ações de preservação e de reciclagem. É por meio desses programas que conseguimos conscientizar os cidadãos, principalmente as crianças, tornando-as agentes multiplicadores na comunidade”.

A unidade de ensino possui 559 alunos, dados do Censo Escolar 2018, em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, parte deles moradores do Teotônio Vilela.  

Durante as atividades, o Departamento de Educação Ambiental da Semmarh ministrou palestra sobre a preservação do meio ambiente e distribui de 100 mudas de árvores frutíferas para os alunos.

Para Bárbara Brenda Soares, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, a questão do meio ambiente é importantíssima. Segundo ela, quando se leva um projeto para dentro da escola onde as crianças participam efetivamente, isso cria uma identidade com a questão da preservação. 

“A ideia é que eles multipliquem isso junto à comunidade, junto às famílias, nos bairros, onde eles estiverem. Essas discussões são fundamentais não apenas porque suscitam debates urgentes sobre o meio ambiente, mas também porque incitam à troca, interação, diálogo e ao compartilhamento enquanto parte essencial do processo de aprendizagem” enfatizou.

A campanha visa conscientizar as crianças do Residencial Teotônio Vilela I e II sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente, importância do desenvolvimento sustentável, preservação da natureza, uso racional dos recursos naturais e manejo dos resíduos sólidos através da coleta seletiva.

O projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial, PDST, do Residencial Teotônio Vilela, idealizado pela equipe de Projetos Sociais do Programa Minha Casa Minha Vida, veiculado à Sedes.

Meio Ambiente