Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Escola Paulo Freire recebe ações de educação ambiental

Mais de 870 alunos participaram das atividades

Publicado em: 11/10/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Escola Paulo Freire recebe ações de educação ambiental

Palestra realizada pela Semmarh e Exército no auditório da escola (Foto: Léo Costa)

Estudantes da Escola Municipal Paulo Freire, no Parque Amazonas, participaram na manhã desta sexta-feira, 11, de atividades de educação ambiental promovidas pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o 50º Batalhão de Infantaria de Selva, 50º BIS. Ações contam com a participação das secretarias municipais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e Educação, Semed.

“Umas das principais funções do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade sócia ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade”, destacou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Barbosa, um dos principais propósitos da ação que envolve o poder público municipal, exército brasileiro e escolas, é trabalhar a formação de valores, com atitudes, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos.

“Nosso intuito é formar cidadãos esclarecidos sobre a importância da sustentabilidade ambiental e da preservação do meio ambiente. Este é um dos momentos que permite uma grande reflexão entre os alunos e isso se torna o primeiro passo para a mudança de postura enquanto cidadãos atuantes que devem ser”, enfatizou Bárbara.

O tenente do exército, Renato Ponciano, oficial de comunicação social do 50º BIS, informou que a prevenção é uma das vertentes da Operação Verde Brasil, mostrando aos alunos como se deve preservar e respeitar a natureza.

"Dentro do contexto da Operação Verde Brasil no combate às queimadas, estamos levando a diversas escolas um pouco da conscientização da preservação ambiental. A finalidade é conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre a preservação do meio ambiente que certamente atinge as gerações futuras”, disse Renato Ponciano.

Dos 1.014 alunos da Escola Paulo Freire, dados do censo escolar 2018, 879 participaram da programação que contou com palestras, plantio e doações de mudas de árvores. O estudante do sexto ano, Pedro Ribeiro de Sousa Júnior, 12 anos, ficou satisfeito com o que aprendeu.

“Aprendi que devemos evitar queimadas, colocar o lixo em local adequado, que não podemos deixar água e nem lixo no meio ambiente porque pode causar doenças e até provocar a morte. Precisamos cuidar mais do ambiente”, afirmou Pedro Júnior.

A Constituição Federal estabelece, em seu artigo 225, que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”, e ainda acrescenta que cabe ao poder público e a todos o “dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Meio Ambiente