Meio Ambiente

PRESERVAÇÃO

Imperatriz recebe oficina para elaboração do Plano de Recursos Hídricos do Maranhão

Plano traz diretrizes para o ordenamento e uso racional da água

Publicado em: 10/01/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Imperatriz recebe oficina para elaboração do Plano de Recursos Hídricos do Maranhão

Semmarh e organizadores da oficina discutem detalhes do evento (Foto: Léo Costa)

A cidade de Imperatriz recebe na quarta-feira, 15, a oficina regional de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Maranhão. Encontro acontece das 8h às 13h, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, Rua Dom Pedro II, Praça União, com a participação da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh.

“O acontecimento faz parte de um processo essencial para o planejamento de uso sustentável dos recursos hídricos, em especial da bacia do Rio Tocantins, umas principais do país. O plano será importante por que visa dar diretrizes para o ordenamento da água, seja no processo industrial, no crescimento agropecuário ou até mesmo no abastecimento para consumo humano”, destacou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente de Imperatriz.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Maranhão, elaborado pela equipe técnica da empresa IBI Engenharia Consultiva, tem objetivo de desenvolver material completo com diagnóstico, prognóstico, planos e projetos para o aproveitamento integral e racional dos recursos hídricos no estado. Iniciativa traz a proposta de enfrentar as adversidades de enchentes, de forma participativa com as principais instituições envolvidas com o setor.

“O plano estadual de recursos hídricos deve ser participativo e por isso estamos realizando oficinas por bacias hidrográficas no intuito de chamar as entidades para participar e apresentar propostas que são significativas que serão incluídas no Plano Estadual de Recursos Hídricos. Futuramente, todos os investimentos voltados para os recursos hídricos devem estar contemplados no Plano”, enfatizou o consultor da IBI Engenharia, Ivo Gonçalves.

Para o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Flávio Oliveira, a construção participativa do documento vai contribuir na preservação da vida e dos recursos naturais. “A elaboração do plano é de grande valia por que a água é um recurso natural fundamental para a manutenção da vida no planeta. Proposta segue as diretrizes apontadas pela Lei das Águas, 9.433/97, que defende a conservação e uso racional da água, de acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos", disse o presidente do Commam.

A bacia hidrográfica do Rio Tocantins possui uma área de 30.665,15 quilômetros quadrados, representando em torno de 9,24% da área total do estado. Ela tem cerca de 9,0% de sua área localizada no Maranhão, representando a parte da área da região hidrográfica do Araguaia-Tocantins inserida no Maranhão. Nela encontram-se 23 municípios onde 18 possuem sedes dentro da área e 13 estão totalmente inseridos na bacia do rio Tocantins. Carolina, Estreito, Imperatriz, João Lisboa e Porto Franco, são os municípios mais populosos localizados na bacia. Com 247.505, segundo Censo 2010 do IBGE, Imperatriz ocupa uma área de 1.367,90 quilômetros quadrados, sendo 94,8% da população na zona urbana e 12.882 na área rural.

Meio Ambiente