Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Medidas de prevenção da Covid-19 são ampliadas na sede da Ascamari

Semmarh realiza visitas de monitoramento sobre o cumprimento das medidas sanitárias

Publicado em: 10/08/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Medidas de prevenção da Covid-19 são ampliadas na sede da Ascamari

Informes foram fixados em pontos diversos da Associação de Catadores (Foto: Maira Soares)

Seguindo orientações das autoridades de saúde, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou um trabalho de sinalização preventiva contra o novo coronavírus na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari. As medidas visam proteger ainda mais os trabalhadores que atuam no setor de triagem na sede da entidade.

“O poder público municipal está atento às medidas de contingenciamento e atuando em consonância com as determinações das autoridades em saúde. Baseado nestas determinações montou-se um conjunto de procedimentos e dispositivos para permitir que o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e colaboradores ocorra com segurança durante a pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

O gestor ambiental, Jairo Sant`Anna, coordenador da coleta seletiva, informou que técnicos do Meio Ambiente realizam visitas de monitoramento sobre o cumprimento das medidas sanitárias na Ascamari. “Desde a retomada gradual da coleta seletiva, suspensa em março por conta da Covid-19, os catadores de materiais recicláveis vem seguindo recomendações de grupos de risco, distanciamento recomendado entre colaboradores, utilização de equipamentos de proteção adequados e de materiais de higiene. Nesse sentido, temos contado com a colaboração da diretoria e membros da Ascamari”, informa.

O cronograma de retorno da coleta seletiva acorreu em junho com plano gradual de atividades com palestras aos catadores e colaboradores, sobre ações sociais, cuidados a serem tomados durante a coleta e manuseio dos resíduos e segurança no trabalho, divulgações do retorno da coleta seletiva nas mídias digitais, higienização do galpão da Ascamari e dos veículos de coleta. 

A retomada da coleta de recicláveis ocorreu em três etapas, com os 74 parceiros entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral; dia 29, ocorre no setor do Calçadão, e dia 6 de julho, coleta nos 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, distribuídos em locais estratégicos da cidade.

O material coletado é destinando à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando aproximadamente 250 famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

A coleta envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e de Limpeza Pública, SLP, com a logística da empresa Sellix Ambiental. Para manter contato com a equipe da Coleta Seletiva, os interessados podem ligar no Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa Sellix Ambiental, (99) 99191-9180.

Meio Ambiente