Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura divulga percurso do 1º Treinão Recicla Imperatriz

Evento conta com parcerias de empresas e grupos de corrida e pedal da cidade

Publicado em: 07/11/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura divulga percurso do 1º Treinão Recicla Imperatriz

Mapa do percurso de 5 quilômetros da corrida e pedal (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental, divulgou nesta quinta-feira, 07, o percurso do 1º Treinão Recicla Imperatriz, que será realizado no próximo dia 13 de novembro. A concentração será às 19h30 na Avenida Beira Rio.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, o acontecimento faz parte do trabalho de educação ambiental da Semmarh. “Essa será mais uma ferramenta do governo Assis Ramos que mobiliza a comunidade para mudanças de hábitos relacionados ao meio ambiente. A conscientização da população é um fator importante para que as políticas ambientais alcancem sucesso. Para isso, contamos com apoio de vários parceiros”, destacou Rosa Arruda.

A prova reunirá atletas que irão percorrer percursos de 3 quilômetros para caminhada e 5 quilômetros para corrida e pedal. Confirmaram apoio e participação os grupos Amigos Corredores, Bora Correr, Novela Fitness, Corredores Fiéis, Lisos Runners, ItzRunners, The Street Runner, Clube do Pedal Amador.

“Será um evento de suma importância para toda cidade de Imperatriz, principalmente pelo incentivo a prática esportiva e a reciclagem de resíduos sólidos. Ainda não temos esse hábito de reciclar o nosso lixo, com isso, o meio ambiente vai ser poupado de muitos produtos que vai deixar de ir para o lixo e será reutilizado”, disse Adailton Gama, presidente do Clube do Pedal Amador, CPA.

Para os participantes que levarem no mínimo dois resíduos recicláveis, receberam senha para participar do sorteio de brindes e durante o percurso também poderão coletar resíduos recicláveis. O material coletado será colocado em um coletor de materiais recicláveis no formato de um peixe gigante, doado pela VLI Multimodal S.A e encaminhado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, que beneficia cerca de 200 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

Para nós que já somos apoiadores de uma vida saudável, poder incentivar práticas que visam também o estabelecimento de um meio ambiente saudável, é algo incrível! Por tanto, a Pharmapele estará presente no Treinão Recicla Imperatriz e esperamos contar com a participação de todos”, reforçou Claudimara Hortelan, diretora da Pharmapele.

Outro apoiador do Treinão Recicla Imperatriz que aproveitou para destacar a importância da atividade foi o vereador Fábio Hernandez, PSC. “É fundamental que todos os setores da sociedade desenvolvam e disseminem ações que fortaleçam com novas atitudes e valores o meio ambiente, e, na prática esportiva, essa consciência é muito importante”, destacou Fábio.

Além da educação ambiental o 1º Treinão Recicla Imperatriz tem por finalidade contribuir no processo da prática de atividade física que reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta, entre outras doenças. Além do mais, os grupos de práticas saudáveis em Imperatriz estão em crescente, com a realização de atividades esportivas e outras, atreladas às atitudes ambientais.

“O que queremos é ressaltar a importância do meio ambiente. O Grupo Amigos Corredores reconhece que a prática de atividade física se constitui não apenas como um instrumento fundamental em programas voltados a promoção da saúde, mas, também, na sua contribuição com as questões ambientais”, ressaltou Otimar Borges, co-fundador do Grupo Amigos Corredores.

Também são parceiros do evento ecológico empresas e agentes públicos, MH Engenharia e Meio Ambiente, Doutora Fernanda Hellen - Mundo dos Animais, Imperagro, Top Suplementos, Top Sport, Unisulma, Colégio Delta, vereador Dr. Fabio Hernandez e Pharmapele.

Meio Ambiente