Meio Ambiente

SUSTENTABILIDADE

Prefeitura e entidades nacionais discutem sobre o projeto Reciclar pelo Brasil

Programa apoia 160 cooperativas e associações de catadores em 17 estados

Publicado em: 03/10/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura e entidades nacionais discutem sobre o projeto Reciclar pelo Brasil

Reunião entre representantes da Prefeitura e das entidades. (Foto: Léo Costa)

Com objetivo de discutir sobre o projeto Reciclar pelo Brasil, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, recebeu na manhã desta quinta-feira, 03, representantes da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Ancat, e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, MNCR. Cerca de 160 cooperativas e associações de catadores de recicláveis de 71 cidades em 17 estados contam com apoio do programa, impactando diretamente três mil catadores.

"Esse projeto é importante por que potencializa investimentos nas entidades que atuam na reciclagem. Em Imperatriz temos a Ascamari que conta com os requisitos necessários para ser inserida no processo de seleção do programa.  Somos gratos pela visita das representantes das duas entidades que conheceram o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos e conheceram de perto a estrutura da associação de catadores de Imperatriz”, destacou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.  

De acordo com a analista da Ancat, Elisangela Martins, a entidade atua de maneira coordenada em todo país desenvolvendo metodologias e conteúdos de formação. “A nossa finalidade é preparar as cooperativas, associações e seus membros para o avanço na cadeia produtiva de recicláveis e a autonomia das organizações”, disse.

Além do encontro na Secretaria do Meio Ambiente, as representantes das entidades nacionais realizaram uma visita técnica na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, localizada na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Caso a entidade cumpra os requisitos do projeto, poderá receber anualmente investimento no valor médio de R$ 30 mil por ano para aquisição de equipamentos.

Maria José Castro, integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, parabenizou a Prefeitura de Imperatriz pelo apoio aos catadores de recicláveis. “É importante quando o poder público municipal desenvolve ações que geram oportunidades para que o catador de matéria reciclável tenha condições de viver de forma digna com sua família. No caso aqui do município, fiquei muito feliz ao tomar conhecimento da forma que é desenvolvido o projeto de coleta seletiva que beneficia diretamente a Ascamari e caso haja a adesão da entidade no programa Reciclar pelo Brasil vai melhorar ainda mais as condições de trabalho dos associados”, enalteceu.

O Programa Reciclar pelo Brasil é uma plataforma construída para unificar ações da indústria em apoio à organização produtiva de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. Conta com uma equipe técnica que identifica os principais problemas e potencialidades das organizações de catadores apoiadas e atua para organizar e qualificar a gestão e o processo produtivo destas organizações.

Durante o encontro a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, recebeu um exemplar da primeira edição do Anuário da Reciclagem 2017-2018. O estudo foi criado pela Ancat, e a Pragma Solução Sustentáveis, em parceria com a LCA Consultores.

O documento detalha a composição dos resíduos coletados por material, aponta também para a importância da recuperação de resíduos sólidos e o perfil socioeconômico dos catadores de material reciclável, e traz ainda resultados e características das Organizações de catadores apoiados pela Ancat.

Meio Ambiente