Meio Ambiente

COLETA SELETIVA

Prefeitura finaliza semestre com mais de 230 toneladas de recicláveis

Números se aproximam dos quase 263 mil quilos coletados em 2018

Publicado em: 08/07/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura finaliza semestre com mais de 230 toneladas de recicláveis

Projeto beneficia aproximadamente 200 famílias em situação de vulnerabilidade social (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, finalizou os seis primeiros meses de 2019 com cerca de 232.380 toneladas de materiais recicláveis coletados e encaminhados para reciclagem, com destaque para o papelão com 161.154 toneladas, seguido de plásticos em geral, 25.531, ferro, 20.996, papel, 10.429, madeira, 8.500, Pet, 5.791, alumínio 913 quilos e cobre 167 quilos. Em 2018 a coleta seletiva alcançou quase 263 toneladas de recicláveis.

“Os números mostram que estamos no caminho certo. Nosso objetivo para o segundo semestre é continuarmos evoluindo na quantidade de recicláveis coletados e enviados para a reciclagem. Para isso, vamos continuar o trabalho de mobilização dos cidadãos, através de ações de educação ambiental, porque é fundamental que esse processo comece dentro da casa de cada imperatrizense”, afirma Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

O material coletado é destinado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, beneficiando, direta e indiretamente, aproximadamente 200 famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social. A Sellix Ambiental é responsável por toda logística. A empresa utiliza caminhões baú e carrocerias de madeira, com capacidade de até 30 toneladas, para coleta e transporte do material.

O projeto de Coleta Seletiva vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, desde fevereiro de 2017, em cumprimento a Lei Federal nº 12.305/2010, e a Lei Estadual nº 12.932/ 2014, que instituem, respectivamente, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, PNRS, e a Política Estadual de Resíduos Sólidos, PERS. Além disso, o município passou a contar também com a Lei 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares de Imperatriz e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes municipais, tais como, coleta, transporte, destinação, e subsidia a implementação e operação de ações de melhoria dos serviços de manejo de resíduos sólidos e de limpeza urbana.

A Coleta Seletiva é desenvolvida através do sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, metais e orgânicos. As atividades acontecem em parceria com empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.

De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Sant'Ana, além dos 14 Pontos de Entrega Voluntaria, PEVs, que recolhem resíduos que ainda podem ser reutilizados, o projeto vem ganhando adesões de novos parceiros. “Por conta de sua relevância social e ambiental a Coleta Seletiva de Imperatriz já conta com sessenta e sete parceiros. Eles contribuem na destinação de resíduos para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e a tendência é aumentarmos de forma gradativas as parcerias e a quantidade de material coletado e destinado a entidade”, disse Jairo Sant´Ana.

Para manter contato com a equipe da Coleta Seletiva, os interessados podem ligar no Disque Coleta; 99218-4275 ou na empresa Sellix Ambiental, 99191-9180.

Meio Ambiente