Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura realiza ações de educação ambiental na praia do Cacau

Barraqueiros são orientados a evitarem queimadas, sobre descarte correto de resíduos e manuseio do óleo de cozinha

Publicado em: 12/08/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura realiza ações de educação ambiental na praia do Cacau

Técnicos da Semmarh orientam barraqueiros (Foto: Reginaldo Brito)

Com aproximação da abertura oficial do período de veraneio, sábado, 15, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, desenvolve campanha educativa, começando pela praia do Cacau. Ações buscam orientar barraqueiros e banhistas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

"Equipes orientam sobre o descarte correto dos restos de comida e falam sobre a acomodação de latinhas e outros recipientes cortantes em locais adequados para evitar acidentes. Além disso, também estamos orientando os barraqueiros sobre o manuseio do óleo de cozinha após o uso na produção dos alimentos, e da proibição de jogar resíduos no rio”, disse a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, cerca de 20 barraqueiros também foram orientados a não causarem nenhum tipo de queimada na área.

“A equipe de educação ambiental está orientando que eles não façam nenhum tipo de queimada na praia e que o lixo seja condicionado corretamente. É importante que os barraqueiros se tornem agentes propagadores das ações ambientais neste período de veraneio”, destacou Bárbara Brenda.  

Um coletor de materiais recicláveis no formato de um peixe gigante, doado pela VLI Multimodal S.A, será instalado na praia do Cacau para que banhistas e barraqueiros descartem latinhas, Pet, papelão, plástico e metal. Ele também servirá de alerta aos visitantes da importância de condicionar corretamente o lixo, evitando assim, a degradação do rio Tocantins e a contaminação dos peixes.

Meio Ambiente