Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura trabalha expansão da A3P nos órgãos públicos municipais

Programa é uma ação voluntária proposta pelo Ministério do Meio Ambiente

Publicado em: 24/10/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura trabalha expansão da A3P nos órgãos públicos municipais

Ação é desenvolvida por meio da Semmarh (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, vêm realizando trabalho de expansão da Agenda Ambiental na Administração Pública, A3P, nas secretarias, superintendências e demais órgãos públicos municipais. O programa é uma ação voluntária, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, MMA, respondendo à compreensão de que o Governo Federal possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. A ação incentiva a adoção de tecnologias mais eficientes, que poupem matéria-prima e incentivem a reutilização de insumos.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, a adoção da A3P demonstra a preocupação do governo municipal em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. 

“A sustentabilidade no âmbito governamental tem sido cada vez mais um diferencial na gestão do prefeito Assis Ramos, onde o poder público municipal passa a ser um dos principais agentes de mudança, tendo em comum a proposta de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que a cidade se desenvolva de forma econômica, social e ambientalmente sustentável”, afirma Rosa Arruda.

Além da titular da Semmarh, a diretora do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da pasta, Bárbara Brenda Soares, também destacou a importância da A3P que visa estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, da gestão adequada dos resíduos, da licitação sustentável e da promoção da sensibilização, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Nossa missão é o comprometimento de todos os servidores nessa agenda que não só beneficia o meio ambiente como também as contas públicas. Imperatriz é uma referência em muitos aspectos e não é à toa que conquistamos em primeiro lugar o prêmio de gestão ambiental do estado do Maranhão e para mais esse avanço com a A3P precisamos trabalhar integrados”, destacou.

Dentre os eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública estão a coleta seletiva, educação ambiental, licitações sustentáveis e uso racional dos recursos naturais. Ações como essas são realizadas diariamente pela Prefeitura de Imperatriz, como por exemplo, o uso eficiente da água e da energia, consumo responsável de produtos e serviços e a coleta seletiva, onde o material reciclável é encaminhado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Ascamari, beneficiando cerca de 200 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. 

Meio Ambiente