Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Semmarh define celebrações da Semana do Meio Ambiente

Em virtude do Covid-19, programação acontece por meio de campanhas educativas nas redes sociais

Publicado em: 29/05/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Semmarh define celebrações da Semana do Meio Ambiente

Antes da pandemia, ações de conscientização envolviam plantio de mudas, palestras, distribuição de panfletos e blitz educativas. (Foto: Edmara Silva)

Em virtude das ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realiza este ano a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de forma diferente de anos anteriores. As atividades acontecem a partir deste domingo, 31 de maio, até sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com publicações de posts educativos nas redes sociais.

“Devido ao contexto de pandemia que estamos vivendo atualmente, a semana do meio ambiente será em um formato diferenciado, porem, o objetivo é o mesmo, ou seja, conscientizar as pessoas e organizações da necessidade crescente de cuidar do meio ambiente. É preciso colaborar, fazer a diferença e mostrar a importância das questões ambientais para quem estiver a nossa volta”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

A engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, informou que durante a Semana do Meio Ambiente serão postadas atitudes sustentáveis que devem ser praticadas por todos, no dia a dia.

“Como ainda estão sendo tomados os devidos cuidados com a saúde dos imperatrizenses, com o distanciamento social por conta do combate ao novo coronavírus, resolvemos organizar uma série de publicações virtuais com texto educativos diários. Será uma oportunidade para que a comunidade e todos aqueles que se interessam pela gestão ambiental entrem em contato com temas atuais e relevantes à questão", afirmou Bárbara Brenda.

Antes da pandemia do novo coronavírus a Semana do Meio Ambiente era comemorada com palestras, caminhadas, seminários, blitz educativas, distribuição de panfletos e sacolas para câmbios de carros, revitalização de riachos, distribuição e plantio de mudas. As ações também eram realizadas em escolas das redes publicas e particulares de ensino.

Este ano para comemorar a data a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá publicar posts sobre atitudes sustentáveis que possam ser aderidas diariamente pela população, como: economizar água, energia elétrica, diminuir a geração de lixo doméstico e plantar árvores.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, ONU, no dia 15 de dezembro de 1972. No Brasil a semana de conscientização foi criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. Objetiva das comemorações é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para importância da preservação dos recursos naturais.

Meio Ambiente