Meio Ambiente

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Semmarh doa mudas de árvores para municípios da região

Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene e Montes Altos já foram beneficiados

Publicado em: 02/10/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Semmarh doa mudas de árvores para municípios da região

As mudas são cultivadas no viveiro municipal de Imperatriz (Foto: Arquivo)

Mantido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, o viveiro municipal além de contribuir com a revitalização da cidade vem se tornando importante instrumento ambiental para municípios da região. “Embora nosso compromisso seja com Imperatriz, as questões relacionadas ao meio ambiente vão além da nossa unidade territorial. Em nosso entendimento é de forma coletiva que teremos condições de tornar o nosso planeta um mundo melhor, mais verde e bem arborizado. Estamos felizes em poder colaborar com este projeto”, destacou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

A média atual de produção do viveiro público, no Parque Alvorada I, é de cerca de 30 mil mudas de árvores nativas e frutíferas. As espécies disponíveis são produzidas no próprio viveiro e oriundas de doações. Elas são utilizadas no projeto paisagístico e de jardinagem dos canteiros centrais de avenidas, praças, prédios públicos, revitalização de riachos e doadas para a população.

Além de Imperatriz, mantenedora do viveiro, os municípios de Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene já foram beneficiados com a produtividade local. Essa semana foi a vez de Montes Altos, distante 65 quilômetros. A cidade recebeu a doação de 100 mudas de árvores das espécies Ipê e Oiti, solicitadas via ofício, pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Laudimir Bandeira Gonçalves.

“Somos gratos à pasta ambiental da Prefeitura de Imperatriz por ter atendido nossa solicitação. No nosso município, os moradores foram mobilizados a realizarem o plantio e cuidados necessários das mudas que foram recebidas. Estamos nos comprometendo a encaminhar, futuramente, fotos relativas aos locais dos plantios para o devido acompanhamento por parte da secretaria que nos fez a doação”, disse Laudimir Bandeira.

Com 9.413 habitantes, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Montes Altos foi elevado de forma definitiva à categoria de município em 1958, desmembrado de Imperatriz, pela lei estadual nº 1607.

Meio Ambiente