Nota

TRANSPARÊNCIA

Resposta sobre compra de computadores pela Prefeitura

Texto de blog comete equívocos e não verifica pontos essenciais

Publicado em: 06/05/2020 por Assessoria de Comunicação

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Resposta sobre compra de computadores pela Prefeitura

Melhorias tecnológicas ocorrem com softwares mais avançados e equipamentos de ponta. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Sefazgo, vem a público emitir uma resposta a respeito da matéria publicada no “Blog do Remocif”, sobre a compra de computadores pela Sefazgo.

Ocorre que o texto comete equívocos e não verifica pontos essenciais, por falta de conhecimentos técnicos e especializados. A Prefeitura, através da Comissão Permanente de Licitação, realizou o certame presencial de número 116/2019, para atender a demanda de avanços tecnológicos da Secretaria.

A pasta em questão, na gestão Assis Ramos, administrada pelo secretário Josafan Junior, vem realizando significativa modernização e aprimoramento de seus aparatos tecnológicos. As melhorias ocorrem com softwares mais avançados e equipamentos de ponta, pois tais ferramentas mais ágeis, dignas da Nasa como referencia o texto do blog, auxiliam para oferecer um serviço melhor à cidade e aos contribuintes.

Na licitação, na qual vários fornecedores da cidade participaram e venceram diversos lotes, os itens dos servidores não foram contemplados por conta de suas especificidades, afinal tal suporte computacional servirá para outras secretárias, além da Sefazgo.

Diante disso, foi solicitado um novo certame apenas com os servidores dos tipos “Rack” e “Storage”, que não são simples computadores e sim verdadeiras máquinas potentes, com alto poder de processamento. Porém, durante a realização desse certame, o aparato computacional composto até o momento por apenas duas máquinas servidores, queimaram algumas placas, conforme aponta o parecer técnico dos gerentes da Tecnologia da Informação da Sefazgo. A partir de tal fator problemático, houve a necessidade de repor os dois servidores já queimados e acrescentar mais dois servidores para atender a necessidade do Município.

Segue as fotos das máquinas danificadas:

Placa lógica HD Tipo SAS com oxidação
Servidor IBM desmontado, constatando componentes queimados

Outro erro cometido na publicação trata sobre o valor das máquinas dos servidores. Não foi encontrado nenhuma opinião técnica no texto do blog, sendo apenas vinculadas notícias fantasiosas, que não apontam nenhum conhecimento sobre as máquinas. Os técnicos do departamento de TI da pasta participaram da montagem do termo de referência e auxiliaram na sondagem do preço médio das máquinas que foram adquiridas. Segundo o diretor do departamento Tecnológico, foi utilizado os dados do Governo Federal para abalizar tal contratação. De acordo com o site do Governo Federal, que é utilizado para basear as compras do setor público, na região Nordeste o valor médio de tais recursos computacionais é de R$ 201.631,16, dependendo das configurações aplicadas em cada máquina, ao contrário do que diz a matéria.

Mais informações sobre a consulta podem ser conferidas na imagem a seguir:

Outro ponto a ser considerado para a compra, e que a matéria não apresentou conhecimento de causa para falar, é o projeto de modernização que a Sefazgo e outras secretarias vêm desenvolvendo na gestão atual, como a Implantação do Georeferenciamento da cidade, que demanda grande poder computacional para funcionar. Também faz parte do projeto a implantação de um moderno sistema tributário, de gerenciamento eletrônico no município, contendo todos documentos que se tornaram virtuais para acesso dos contribuintes. Além das hospedagens do sistema utilizadas em várias secretarias, como o contábil, de agendamento e atendimento ao contribuinte, que ainda terão um servidor de backup para garantir mais segurança. Lembrando que todos esses serviços afetam diretamente a arrecadação, assim, tal aquisição, ajuda significativamente na melhoria de arrecadação municipal.

A Sefazgo reforça o compromisso de ser transparente e sempre apoiar os contribuintes de maneira ágil, com uma boa qualidade de atendimento. Nesse momento de pandemia, a Secretaria apresentou várias medidas econômicas para apoiar o contribuinte, dentre elas estão alterar o calendário fiscal, abrir o Programa de Parcelamento Incentivado para disponibilizar mais facilidade para pagamento de tributos sem juros e multas e, ainda, modernizou toda plataforma para o contribuinte solicitar serviços de maneira online. O trabalho online que a Sefazgo consegue disponibilizar hoje para agilizar a vida do contribuinte é graças a esse processo de melhoria tecnológica, o que não ocorria nas gestões anteriores.

Como medida de transparência, a Sefazgo disponibiliza algumas fotos das máquinas adquiridas: 

Nota