Novembro Azul

NOVEMBRO AZUL

Prevenção ao câncer de próstata é tema de palestra na Casa do Idoso

Atividade integra a campanha Novembro Azul

Publicado em: 06/11/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prevenção ao câncer de próstata é tema de palestra na Casa do Idoso

Além do câncer de próstata, foi abordado também o de pênis, cuja discussão ainda é considerada um tabu, o que coloca o Maranhão no topo da lista, em relação aos números de homens com este tipo de câncer (Foto: Sara Batalha)

Cerca de 200 idosos participaram da palestra oferecida na Casa do Idoso Feliz, sobre prevenção aos cânceres de próstata e pênis, na manhã desta quarta-feira, 06. O palestrante convidado foi o médico cirurgião oncológico Gumercindo Filho, que abordou a importância da prevenção e os tabus que persistem entre os homens, no que diz respeito à realização do exame diagnóstico toque, e ao câncer de pênis.

A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, enfatizou que “a nossa Casa sempre organiza ações que visam a saúde e bem estar dos nosso idosos. No Novembro Azul, não poderia ser diferente, solicitamos a presença do dr. Gumercindo, que mesmo com a agenda lotada, veio aqui e trouxe tantas informações importantes aos homens usuários do Programa. Esse cuidado com os idosos já se configura como uma marca do prefeito Assis Ramos”, afirmou.

Gumercindo explicou durante a palestra que tabu e ignorância não permitem os homens buscarem atendimento médica adequado. “Infelizmente o nosso Estado é campeão em casos de câncer de pênis, e, muitas vezes, por causa de tabus, esse assunto não é tratado como deveria. Neste tipo de câncer, é importante o paciente estar atento à higiene adequada do pênis – lavar bem com sabão! – e observar se tem alguma alteração na glande, uma ferida ou machucado que não cicatriza, ou um excesso de pele, que pode ser retirado cirurgicamente, sem complicação. É muito importante buscar ajuda médica”, detalhou.

Ele falou ainda que “A prevenção está nos hábitos de vida saudáveis", e explicou a importância de o homem realizar os exames periódicos de prevenção, como o que detecta antígenos específicos de alterações na próstata, mais conhecido como PSA, e toque retal, além de manter uma boa alimentação e rotina de exercícios físicos.

João Deodato Araújo, 71, frequenta a Casa do Idoso e sobre a palestra, ele afirma que, “para mim foi muito importante, principalmente porque eu já faço acompanhamento. Eu tirei dúvidas com ele sobre meu problema, que é sério, e ele foi muito educado e me explicou direitinho. Fico grato!”, agradeceu o idoso.

Ao final da palestra, o médico deu a oportunidade ao público e esclareceu questionamentos. Em seguida, os idosos participaram da tradicional aula de dança.

Novembro Azul

Apaixone-se por Imperatriz