Oportunidade

CAPACITAÇÃO

Prefeitura abre novas turmas para cursos de Libras e Braile

Ao todo são mais de 250 vagas de formação profissional para servidores e comunidade

Publicado em: 11/02/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura abre novas turmas para cursos de Libras e Braile

As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 13, de forma presencial, no Siadi, localizado na Rua Dom Cesáreo, Maranhão Novo (Foto: Edmara Silva)

Iniciaram nesta segunda-feira, 11, as inscrições para cursos gratuitos, de Língua Brasileira de Sinais, Libras, e para o sistema de escrita em revelo, Braile, no Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, Siadi. São ofertadas 225 vagas, distribuídas em nove turmas, para os níveis básico, intermediário e avançado.

As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, 13, de forma presencial, no Siadi, localizado na Rua Dom Cesáreo, bairro Maranhão Novo. Em parceria com Associação de Moradores do Conjunto Vitória, mais 30 vagas de Libras serão ofertadas na sede disponibilizada pela entidade para a realização do curso. As aulas ocorrem no período diurno e noturno. São oportunidades direcionadas para professores da rede municipal de ensino, com 10% de vagas para a comunidade.

Além disso, também estão abertas inscrições para Formação Continuada em Deficiência Intelectual, com 50 vagas.  “Essas são exclusivas para professores dos anos inicias, do ensino fundamental das escolas do município, com 120 horas de carga horária”, explicou a coordenadora do Siadi, Leila Lopes.

A formação continuada abordará aspectos históricos da deficiência intelectual; o processo de ensino aprendizagem; práticas pedagógicas de alfabetização e letramento, bem como adequação e adaptação de atividades e recursos para alunos com escrita não alfabética e alfabética. O formato do curso será por meio de plataforma on-line e tutoria, mais os encontros presenciais que ocorrerão mensalmente.     

Para realizar inscrição o candidato deve apresentar documentos pessoais, RG e CPF, comprovante de residência, documento de vínculo com o município, se for professor, e certificado de ensino médio para vaga de comunidade.

Oportunidade