Oportunidade

OPORTUNIDADE

Sedes realiza encontro para falar sobre programa Jovem Aprendiz

Iniciativa visa levar informações e ensinar os adolescentes como fazer parte dessa política

Publicado em: 17/04/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes realiza encontro para falar sobre programa Jovem Aprendiz

Cerca de 150 adolescentes participaram do encontro, organizado pelo programa de Acesso ao Mundo do Trabalho, Acessuas (Foto: Patrícia Araújo)

Com o objetivo de informar e proporcionar a inclusão social, por meio do ingresso no mercado de trabalho, Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, realizou na manhã desta quarta feira, 17, um ciclo de palestras sobre o programa Jovem Aprendiz no Centro de Referência em Assistência Social, Cras do Recanto Universitário. Cerca de 150 adolescentes participaram do encontro.

Organizado pelo programa de Acesso ao Mundo do Trabalho, Acessuas, o evento contou com palestrantes do grupo Mateus que falou sobre regras trabalhistas e o que a empresa espera do ovem aprendiz; Viva Cidadão que falou sobre processo para emissão de documentos exigidos pelo programa; e do grupo Protagonismo Jovem, que falou sobre funcionamento do Jovem Aprendiz, como se cadastrar, regras, onde buscar informações e como se destacar no mercado.

Segundo a coordenadora do Acessuas, Aretuzza Lopes, o evento representa momento de aprendizagem e oportunidade.  “Nós contamos ainda com a participação de jovens que já estão no mercado, inseridos por meio do programa, para incentiva-los com uma palestra motivacional. E daqui serão selecionados 50 adolescentes para participar de oficinas que serão realizadas na Faculdade Pitágoras dia 24 de abril pelo Centro de Integração Empresa e Escola”, explicou.

A estudante de 16 anos, Viviane Silva Morais de Carvalho, foi uma das participantes do treinamento e ressalta que foi muito proveitoso pois conseguiu sanar suas dúvidas. “Aprendemos como funciona, o passo a passo para se cadastrar e qual documentação necessária, além de tirar dúvidas sobre processo para tirar carteira de trabalho, pois eu já tinha tentado me cadastrar antes, mas não deu certo porque precisa da carteira de trabalho, e ainda não tirei, mas agora já vou providenciar”, afirmou.

Oportunidade