OUTUBRO ROSA

CONSCIENTIZAÇÃO

Duas ações encerram campanha "Outubro Rosa" em Imperatriz

Sedel e Banco de Alimentos receberam atividades

Publicado em: 31/10/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Duas ações encerram campanha "Outubro Rosa" em Imperatriz

Enfermeira Lívia Bustamante orienta como fazer auto-exame das mamas durante roda de conversas. (Foto: João Rodrigues)

Roda de conversa e atendimentos em saúde para mulheres no Banco de Alimentos e na Secretaria Municipal de Desportos, Lazer e Juventude (Sedel) encerraram oficialmente nesta quinta-feira,31, a campanha “Outubro Rosa”, no Município de Imperatriz. A próxima campanha desenvolvida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, será a “Novembro Azul”, com lançamento programado para às 7h30 desta sexta-feira,1º, no 3º Batalhão da Polícia Militar.

Com foco voltado para o incentivo às mulheres a realizarem exames preventivos de câncer de colo do útero e de câncer de mama, a “Outubro Rosa” atingiu seus objetivos. Foram dezenas de ações diárias nas Unidades Básicas de Saúde, UBS, blitz, palestras, rodas de conversa, testes rápidos, serviços de beleza, entre outras atividades e serviços ofertados à população.

Várias mulheres que aguardavam atendimentos no Banco de Alimentos no período da manhã foram surpreendidas com o convite para participar de uma roda de conversas mediada pela enfermeira do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Lívia Bustamante.

“As mulheres hoje em dia são muito ocupadas, cuidam da família, e acabam esquecendo de se cuidar e o objetivo da campanha Outubro Rosa é levar essa informação onde elas estão. Viemos trazer essa informação e orientações para que elas se cuidem melhor”, justificou. 

Na roda de conversa de aproximadamente vinte minutos, Livia ensinou como fazer o auto-exame das mamas e tirou dúvidas de várias mulheres como da dona-de-casa Maria do Socorro Sales que quis saber mais sobre o auto-exame das mamas.

Após o encerramento da programação, Maria do Socorro disse que “palestras como esta precisam ser feitas porque mesmo com as informações, muitas mulheres, ainda, têm dúvidas. Nestes últimos meses fiz vários exames, só falta fazer a prevenção anual e estou bem. Se eu não tivesse bem não estaria aqui bonitona, alegre e feliz”, brincou a mulher que reforçou o convite para que as mulheres procurem as UBS, para cuidar da saúde.

Mãe de cinco filhos, o mais novo com dez meses de vida, a dona-de-casa Ivone Lima Bezerra, 38 anos, disse que a conversa com a profissional de saúde foi muito importante para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer.

“Palestras com esta são muito importantes porque as vezes a mulher fica muito acomodada e não se cuida, só cuida de casa e quando vai ver a situação já está bem grave, por isso é importante se cuidar”, alertou Ivone Lima.

“O balanço que temos é que aumentou em 60% os atendimentos em ginecologia, mastologia, preventivos e a procura por mamografia, e foi tanto que tivemos que aumentar nossa cota de exames”, avaliou a coordenadora da campanha, Thamisia Fialho.

A coordenadora disse que o sucesso se deve à grande adesão da população que exibiu a marca da campanha em carros, motos, roupas e participou de caminhadas e outra atividades desenvolvidas durante todo o mês. 

OUTUBRO ROSA