OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA

Idosos participam da Campanha Outubro Rosa

Incentivo à prevenção do câncer de mama marcou ação realizada na Casa do Idoso

Publicado em: 13/10/2017 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Idosos participam da Campanha Outubro Rosa

O combate ao câncer de mama é uma luta onde todos estão do mesmo lado, diz a secretária de Desenvolvimento Social, Fátima Avelino (Foto: Léo Costa)

Em alusão à campanha Outubro Rosa, que enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Saúde (Semus) promoveram nesta quarta-feira, 11, na Casa do Idoso Feliz, palestra sobre prevenção do câncer.

A programação contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Fátima Avelino, vereadora Maura Barroso (Pros), coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Érika Tourinho, coordenadora da Saúde do Idoso, Gardênia Noleto e mastologista Sara Esther Serruya Alencar. “O combate ao câncer de mama é uma luta onde todos estão do mesmo lado. A palestra para os nossos idosos é uma ratificação dessa importância, que é a prevenção da doença.”, falou Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.

A iniciativa foi organizada pela Casa do Idoso Feliz, em parceria com os programas Saúde do Idoso e Atenção Básica. Durante as atividades foram discutidos, a importância e meios de prevenção para o câncer de mama e de colo de útero na melhor idade. “As atividades são voltadas especificamente para as mulheres, com orientações, sobre o câncer de mama e cuidados com a saúde” reiterou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Erik Tourinho, a pessoa idosa deve redobrar os cuidados com a saúde. “Quanto mais a idade avança, mais importante é a realização do exame preventivo. Com a chegada da terceira idade, os cuidados devem ser ainda maiores, principalmente nas questões preventivas do câncer”, explica.

A palestrante foi a mastologista Sara Esther Serruya Alencar, que abordou o tema: Prevenção do Câncer de Mama e a Importância da Prevenção na Melhor Idade. 

A manhã contou com apresentações teatrais de temas relacionados à prevenção do câncer de mama, momento de devoção e participação de membros da ONG “Patrícia Fio de Esperança”, coordenada pela primeira-dama, Janaina Ramos, que informaram os idosos sobre doações de cabelos para confecções de perucas que são entregues gratuitamente a mulheres em tratamento.

Maria do Socorro Leite, 62, moradora da Vila Cafeteira, há um ano participa das atividades da Casa do Idoso. A aposentada elogia o projeto e a ação desta quarta-feira. “É muito importante prevenir e estar sempre se cuidando. Aqui na Casa do Idoso a conscientização é muito grande”, disse Maria do Socorro.

Outubro Rosa, Você Conhece?

A história do Outubro Rosa teve início na última década do século XX, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. 

 

OUTUBRO ROSA