OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA

Internas do presídio de Davinópolis são beneficiadas com ações de saúde e beleza

Programa Estratégia de Saúde da Família Prisional levou ação do "Dia D" de combate ao câncer até o presídio.

Publicado em: 26/10/2017 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Internas do presídio de Davinópolis são beneficiadas com ações de saúde e beleza

Programa de Imperatriz é considerado referência nacional pelo Ministério da Saúde (Foto: João Rodrigues)

Cinquenta mulheres que estão em regime de cárcere na Unidade Prisional de Davinópolis foram atendidas nesta quinta-feira, 26, com vários serviços nas áreas de saúde e beleza. A ação integra a campanha Outubro Rosa, desenvolvida pelo Departamento Municipal de Atenção Básica, via programa Estratégia de Saúde da Família Prisional de Imperatriz.

Durante a ação foram ofertadas consultas médicas, exames de prevenção ao câncer do colo do útero, salão de beleza completo, momento espiritual, palestras e lembranças.

Doze profissionais de saúde, do Município e Estado, estiveram na unidade prisional durante todo o dia para dar maior dignidade às presidiárias. Com o atendimento, as internas evitam ir ao hospital público para receber atendimento e passarem constrangimentos.

“Nós estávamos no presídio de Davinópolis porque noventa por cento das detentas tem cartão SUS de Imperatriz e estão albergadas lá por falta de espaço aqui. E hoje foi o Dia “D” de combate ao câncer das mulheres encarceradas”, explicou Erica Tourinho, coordenadora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Em Imperatriz o programa de Estratégia de Saúde da Família conta com 49 equipes, e uma delas é voltada exclusivamente para o setor prisional com atendimento aos internos do Presídio Itamar Guará, Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz, UPRI, antiga CCPJ, Fundação Nacional de Assistência à Criança, Fundação Nacional de Apoio a Criança, Funac, e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, APAC.

Modelo para o país

Erica Tourinho informou que o Estratégia de Saúde Prisional é um programa federal desenvolvido em parceria com os municípios. No caso de Imperatriz, a unidade que tem base no presídio do Itamar Guará foi elogiada pelo Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde disse que hoje, dentro de uma avaliação da Seap e do próprio Ministério da Saúde, somos considerados o melhor serviço de saúde prisional do Brasil”, comemorou.

OUTUBRO ROSA