OUTUBRO ROSA

PREVENÇÃO

Campanha Outubro Rosa realiza ações na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Atendimentos integram campanha de prevenção ao câncer de mama e colo do útero

Publicado em: 31/10/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Campanha Outubro Rosa realiza ações na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Ação de saúde envolveu servidores e servidoras da Secretaria de Esporte (Foto: Kalyne Cunha)

Em continuidade da campanha do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus,  segue agenda nesta quinta-feira, 31, com ações na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, SEDEL. Objetivo é contemplar as servidoras públicas da instituição com consultas ginecológicas, testes rápidos e uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama e colo uterino e sobre o tema da campanha deste ano: Entre de peito nessa luta. 

Para o secretário da Sedel, Luiz Gonzaga, “é gratificante recebermos diretamente em nossa secretaria, uma ação voltada ao Outubro Rosa, que contemple nossos servidores e servidoras. Ficamos honrados em participar dessa belíssima campanha. É importante ressaltar que o homem é mais complexo nos cuidados nesse tipo de exame, voltado à prevenção do câncer de mama, mas convocamos homens e mulheres para darmos importância para essa campanha que atinge também a população masculina”.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Thamisa Fialho, esclarece que o foco da campanha está voltado para a saúde das servidoras da secretaria. "O secretário Luiz Gonzaga tem esse olhar voltado para a mulher e em parceira com a secretaria trouxemos os testes rápido de sífilis, HIV, hepatite e consultas ginecológicas. Sabemos que esses atendimentos são durante o dia, em horário de trabalho, diante do cenário da maioria do quadro de servidores trouxemos os serviços para cá”.

Sobre os serviços de ginecologia, a médica Ana Maria explica que, “o atendimento ginecológico faz parte de toda a programação do Outubro Rosa. Pedimos exames, esclarecemos, medicamos e damos encaminhamentos para retornarem ao Programa da Saúde da Mulher. Hoje, estamos exclusivamente com os servidores municipais, vale ressaltar que mesmo  que a pessoa seja esclarecida, nunca é demais estar atenta à sua saúde”.

Usuária dos serviços do Sistema Único de Saúde, SUS, a coordenadora de projetos da Sedel, Auremita Ribeiro, argumenta seu ponto de vista sobre a ação direta da campanha. “Como mulher e servidora me sinto valorizada pela gestão do prefeito, Assis Ramos, porque entendemos que é de extrema relevância ações voltadas para  o cuidado com a nossa saúde”. 

Para ter acesso aos serviços voltadas à saúde da mulher basta a paciente procurar uma Unidade Básica de Saúde do seu bairro, com os seguintes documentos: cartão Sus, documento de identidade e o comprovante de endereço.

OUTUBRO ROSA