Parcerias

ENCONTRO

Prefeitura discute Convênio de Cooperação Técnica com o Estado

Objetivo é a troca de informações e apoio técnico que subsidiem a arrecadação do ISS

Publicado em: 21/05/2018 por Francisco Lima

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Prefeitura discute Convênio de Cooperação Técnica com o Estado

Cooperação técnica entre municípios e Estado deve combater evasão fiscal (Foto: Assessoria)

Na última sexta-feira, 18, o secretário municipal de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Ely Samuel participou de encontro entre os membros da Federação dos Municípios do Estado, (Famem), e a Secretaria de Estado da Fazenda, (Sefaz), que discutiu o Convênio de Cooperação Técnica e Assistência. Encontro, na capital São Luís, teve como objetivo fortalecer a política entre os poderes executivos estaduais e municipais.

O secretário da Sefazgo, Ely Samuel, explica que o convênio visa a troca de informações e apoio técnico que subsidiem a arrecadação do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e o combate à evasão fiscal. “Com essas informações aumentaremos nosso poder de fiscalização, e assim, poderemos combater a evasão fiscal e, subsequentemente, ter um acréscimo melhor na arrecadação do Município”, destaca.

Durante o encontro, foi discutido também o repasse do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do estado para os municípios. “Na oportunidade foi solicitado o relatório do cálculo do repasse para Imperatriz. O tributo, o principal arrecadado pelo Estado, tem receita anual de R$ 7 bilhões, dos quais 25%, são repassados aos municípios maranhenses”, explica.

Outro ponto abordado na reunião foi o acompanhamento e controle efetivo da entrega das Declarações de Informações Econômico-Fiscais, DIEF’s pelos contribuintes que realizam operações com mercadorias ou prestem serviços de comunicação e transportes.

Parcerias