Pelo fim da violência contra as mulheres

APOIO

Casa abrigo Dra. Ruth Noleto comemora 12 anos de criação

Serviço já atendeu 267 mulheres e 389 crianças

Publicado em: 26/06/2020 por Islene Lima

Secretaria de Políticas para Mulher

Casa abrigo Dra. Ruth Noleto comemora 12 anos de criação

O crescimento do número de denúncias é resultado da divulgação dos canais de atendimento (Foto: Arquivo)

A Casa Abrigo Dra. Ruth Noleto, que completa hoje 12 anos de fundação, é um serviço da Prefeitura de Imperatriz, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM, que abriga mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que estejam em risco. 

Em 12 anos de funcionamento, 267 mulheres receberam abrigo e ajuda para tentarem sair de situação humilhante, que é a violência doméstica. De acordo a secretária Edna Ventura, os números impressionam, mas não são capazes de traduzir as verdadeiras conquistas da Casa Abrigo durante esses anos, que preza principalmente pela vida da mulher.

O espaço tem como objetivo amparar, proteger e fortalecer essas mulheres, oferecendo assistência psicológica, social e jurídica a elas e seus filhos de até 18 anos. Além disso, direciona as mulheres residentes a conhecerem os seus direitos, ampliando a consciência sobre relacionamentos afetivos saudáveis e independência financeira, pois a casa disponibiliza diversos cursos de empreendedorismo para que a mulher ao sair do abrigo tenha sua própria renda. 

Segundo Edna Ventura, a Casa realiza diversos atendimentos e encaminhamentos, que vão desde a escuta individual, bem como outros direcionamentos necessários para quando a mulher sair do abrigo e retomar a sua vida.

"12 anos não são 12 dias, são tantas histórias de superação, encorajamento, amor, dedicação, fraternidade e muito companheirismo. Aqui recebemos mulheres e seus filhos no ápice da tristeza, sem nenhuma perspectiva de futuro, então o abrigo vem para apoiar, possibilitando todo tipo de ajuda necessária para uma reconstrução dessa mulher que chega aqui fragilizada, precisando apenas de cuidado e compreensão".  

A Casa Abrigo Dra Ruth Noleto, funciona 24 horas por dia para atender mulheres em situação de vulnerabilidade, o serviço é essencial e não parou mesmo com a pandemia da Covid-19.  A Secretaria segue as medidas de proteção, fornecendo máscaras, álcool em gel e produtos de limpeza, para que todos que prestam serviços e as abrigadas tenham um lugar seguro. 

Em caso de violência doméstica contra a mulher, qualquer pessoa pode acionar os centros de referência especializados, registrar boletim de ocorrência junto às delegacias da mulher ou em qualquer delegacia comum. Denúncias podem ser feitas pelos seguintes números: (99) 99193-1717 / 99123-4638 / 99204-7925.  É disponibilizado também em todo território nacional o 180 e o 190 da Polícia Militar.

Pelo fim da violência contra as mulheres

Apaixone-se por Imperatriz