Planejamento

AUDIÊNCIA

População avalia versão preliminar do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Esta é a quarta etapa de composição do documento antes de ser votado pela Câmara Municipal

Publicado em: 13/03/2018 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

População avalia versão preliminar do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Após contribuições da comunidade, Plano segue para votação no legislativo (Foto: Patrícia Araújo)

Em audiência pública para a leitura e avaliação da versão preliminar do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, PMGIRS, de Imperatriz, realizada na tarde desta terça-feira, 13, no auditório da Secretaria de Saúde, população fez importantes contribuições ao documento. Na próxima etapa, ele segue para discussão e votação dos vereadores na Câmara Municipal. A previsão é que a versão definitiva seja entregue em abril deste ano.

O prefeito  Assis Ramos, falou da importância do PMGIRS para o município. “O Plano é muito importante, pois vai afetar diretamente a coleta de lixo, abrir portas para conseguimos recursos para a construção do aterro sanitário e afeta diretamente a saúde. É uma satisfação trazer a população para discutir, todo o processo foi planejado, discutido e de acordo com as determinações legais, trazendo benefícios”, enfatizou Assis.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda, destaca que o momento é ímpar para a cidade. “Após o diagnóstico e levantamento de todas as informações, hoje é o dia da aprovação dessa versão preliminar. Com a aprovação do Plano, nós podemos avançar em vários setores, como na coleta seletiva, implantação de projetos, revitalização do lixão e construção do aterro sanitário, além de desenvolver políticas voltadas para os resíduos”.

O promotor de justiça da 3º Vara Especializada em Meio Ambiente, Jadilson Cirquera esteve presente e afirma ter analisado minuciosamente a versão do documento, com 790 páginas. “As iniciativas desses planos, são muito bem-vindas, seja Plano de Resíduos, Saneamento Básico ou Plano Diretor, independentemente de quem seja o gestor, são iniciativas louváveis. Nós estamos acompanhando todos os planos, e é por isso que estou aqui nessa audiência, para contribuir seja como autoridade ou como cidadão, para que tenhamos um excelente Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”.

José Ferreira Lima trabalha na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, e explica como o PMGIRS irá contribuir com o trabalho desses profissionais. “O Plano representa a organização dos catadores e ter a parceria da Prefeitura para desenvolver um trabalho na Ascamari, nos proporcionando mais acessibilidade e uma vida melhor, com um destino correto ao material recolhido”, informou.

Planejamento