Planejamento

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura orienta sobre medidas de prevenção à Covid-19

Objetivo é reduzir a transmissão do novo coronavírus na cidade

Publicado em: 22/04/2020 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura orienta sobre medidas de prevenção à Covid-19

Agentes de fiscalização da Seplu e guardas municipais em atividade no comércio (Foto: IMADRONEBR)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio de ação conjunta da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu, Guarda Municipal, GM, e Vigilância Sanitária, intensificou nesta quarta-feira, 22, o trabalho de orientação para que moradores mantenham o distanciamento social em filas de casas lotéricas, bancos e farmácias. Medida objetiva evitar a disseminação do coronavírus no município. Imperatriz tem registro de 47 casos confirmados em laboratório, onde 38 são monitorados, 21 em isolamento domiciliar sem sintomas graves e 17 em internação hospitalar. 

"A principal orientação é que as pessoas permaneçam em casa, em distanciamento social, mas se tiverem que sair, evitar aglomerações e seguir todas as recomendações para impedir a propagação do vírus. Em relação às filas, a indicação é manter a distância mínima de dois metros, conforme recomendado pelas autoridades sanitárias”, enfatizou Lenise Ferreira, titular da Seplu.

A adoção de medidas de distanciamento social garante o afastamento das pessoas e a redução da transmissão do novo coronavírus. Apesar de causar impactos negativos em todos os setores da economia, o distanciamento é essencial para que os números de casos da Covid-19 não aumentem de maneira descontrolada.

De acordo com o coordenador de fiscalização da Seplu, José Marques, as ações são essenciais para evitar o aumento dos casos da doença. “Este é o nosso papel enquanto Prefeitura, porém, não adianta o poder público orientar, explicar e conscientizar, se as pessoas não colocarem em práticas as recomendações. Esse período tem sido difícil pra todos. Vamos cada um fazer a sua parte.”, declarou.

Nos demais estabelecimentos comerciais, também considerados essenciais, com funcionamento das 8h às 12h, estabelecido por meio de decretos estadual e municipal, ação visa coibir o descumprimento das medidas adotadas pelo estado e município. Nos serviços não essenciais, o trabalho é para verificar se permanecem fechados como estabelece as determinações.

Planejamento