Planejamento

GESTÃO

Orçamento para 2020 é discutido em audiência pública

Prefeitura promove transparência e planejamento democrático

Publicado em: 04/09/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Orçamento para 2020 é discutido em audiência pública

Poder público e sociedade civil planejam orçamento de 2020 (Foto: Patrícia Araújo)

A Lei Orçamentária Anual, LOA - exercício 2020 foi discutida, nesta quarta-feira, 04, em audiência pública promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Sefazgo, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro. 

O secretário da Sefazgo, Josafan Júnior, enfatiza que “a audiência pública da LOA é a terceira peça do ciclo orçamentário. Iniciamos com a elaboração do Plano Plurianual, PPA, na sequência a Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, e a Lei Orçamentária Anual. O objetivo da audiência é promover a transparência, controle e fiscalização”, ressalta

Para o secretário adjunto da  Sefazgo, Ely Samuel, a transparência orçamentária do município é de suma importância para a população em geral, pois “a Prefeitura realiza essa audiência exclusivamente para ouvir os anseios da população em relação às necessidades básicas que estão incluídas no orçamento para 2020. Além de cumprirmos a nossa obrigação, a gestão do prefeito Assis Ramos tem a preocupação de  dar oportunidade e espaço para o cidadão contribuir para uma gestão democrática”, destaca.

Questionado sobre a importância da participação direta da população na audiência pública, Ely Samuel explica que “é importante se fazer presente, principalmente os vereadores que se intitulam 'para-choque' do povo, juntamente com os estudantes e representantes da sociedade civil, para juntos construirmos um planejamento do que será realizado em 2020”, esclarece o secretário.

A conselheira municipal do idoso que responde pela Pastoral da Pessoa Idosa da diocese, Maria do Socorro Milome, descreve a experiência de ter ido pela primeira vez na audiência. “Como não conheço esses números quis esclarecer quais valores serão investidos para o orçamento de 2020 e quanto seria voltado aos idosos”.

O evento contou com participação de autoridades, conselheiros, órgãos municipais e sociedade civil.

Planejamento