Planejamento

REUNIÃO

Órgãos municipais alinham plano de contratações públicas para 2022

Diálogo estratégico antecipado entre os setores visa melhorar procedimentos administrativos

Publicado em: 15/09/2021 por Ariel Rocha

Controladoria-Geral do Município

Órgãos municipais alinham plano de contratações públicas para 2022

Controladoria Geral, juntamente com a Comissão Permanente de Licitação, promove reuniões com os órgãos. (Foto: Maira Soares)

A Controladoria Geral do Município (CGM), acompanhada da Comissão Permanente de Licitação (CPL), promove reuniões com as secretarias e órgãos municipais, para tratar do planejamento das contratações públicas do exercício de 2022. Diálogo entre os setores da administração municipal visa melhorar os procedimentos que envolvem os processos das contratações.

Reuniões já ocorreram nas secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra); Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo); Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap); Gabinete do Prefeito; Fundação Cultural de Imperatriz (FCI); Trânsito e Transportes (Setran); Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (Semus). Reuniões futuras ocorrerão nas secretarias de Educação (Semed) e Administração e Modernização (Seamo).

O Controlador Geral do Município, Davi Cardoso, ressalta a importância de um diálogo estratégico antecipado. “Isso evita que eventuais contratempos nos tramites legais e burocráticos das contratações públicas sejam vencidos, propiciando que determinado serviço ou fornecimento estejam aptos a serem utilizados por cada secretaria e órgão, de acordo com suas competências”, destacou.

A CGM apresentou para os ordenadores de despesas o parecer técnico (nº 008/2021), recomendando que os procedimentos que envolvam prioritariamente a obrigação de licitar, sejam iniciados no mínimo 90 dias antes do final do exercício de 2021. Com relação às contratações diretas, que os processos sejam iniciados no mínimo 60 dias antes do final do exercício deste ano.

Planejamento