Planejamento

IMPOSTOS

Prefeitura lança sistema para pagamento digital de tributos

Dentre as possibilidades, estão as modalidades Pix, QR Code, cartão de crédito ou débito

Publicado em: 18/08/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Prefeitura lança sistema para pagamento digital de tributos

Alcemir Costa participa do lançamento do projeto de inovação na Sefazgo. (Foto: Patrícia Araújo)

O prefeito interino, Alcemir Costa, lançou oficialmente na manhã desta quarta-feira,18, na Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), um sistema para facilitar a quitação de tributos municipais. Iniciativa permite o pagamento do PPI, ITBI, ISS, Taxas Municipais e IPTU com maior agilidade, comodidade e segurança ao contribuinte. 

A partir de agora, o contribuinte pode emitir sua guia pelo Portal do Contribuinte do Município,  que pode ser acessado pelo link http://contribuinte.imperatriz.ma.gov.br, e lá escolher a opção que melhor se adequar à sua realidade.

Dentre as possibilidades de pagamento, estão as modalidades Pix, cartão de crédito ou débito, onde na sequência pode copiar a chave para o seu aplicativo bancário ou ler o QR Code. Mesmo com a inovação, o modelo tradicional de pagamento, com a emissão da guia com o código de barras, está mantido. Pode ser cartão de débito ou crédito de várias bandeiras, com a condição de parcelamento.

Alcemir Costa disse que a administração tem necessidade de arrecadar, mas ao mesmo tempo se preocupa em facilitar a vida dos contribuintes, com inovação e modernização como acontece agora na Sefazgo.

“Nós criamos esse sistema e fazemos essa apresentação para permitir que o munícipe realize o pagamento de seus tributos através de todas essas facilidades. Não podíamos ficar de fora e criamos essas alternativas para as pessoas que procuram a Prefeitura e precisam realizar esse tipo de transação financeira”, disse Alcemir Costa.

O secretário Josafan Bonfim lembrou que as ações apresentadas agora fazem parte de uma nova etapa do processo de modernização, que vem sendo implantado na secretaria há vários meses, pensando em melhorar a vida do contribuinte. Além disso, o novo sistema vai ajudar a melhorar a  arrecadação.

“Essa inovação já vinha sendo trabalhada. Já vínhamos fazendo alguns testes, algumas tentativas, em julho quando foi o período experimental e a partir de agora já vai funcionar normalmente”, reforçou, acrescentando que apesar da boa expectativa de aumento na arrecadação, não dá para fazer uma projeção sobre valores.

O secretario adjunto de arrecadação, Dalfred Welkener, destacou que no modelo tradicional, mesmo após o pagamento do tributo, o contribuinte ainda tinha de esperar 24 horas para a compensação bancária, e de forma digital é tudo imediato. 

"Após o pagamento, o contribuinte manda o comprovante no WatsApp do Cal Center da Sefazgo e dentro de alguns minutos, a certidão e as taxas são liberadas", disse Dalfred, autor da ideia inicial do projeto.

Dicas de como pagar

  • No pagamento em cartão de crédito ou débito (cartões das principais bandeiras), pode ser parcelado em até 12 vezes e utilizar mais de um cartão.
  • Na modalidade Pix, o contribuinte poderá utilizar o QR Code, via aplicativo de seu banco.
  • Os QR Codes dos tributos e taxas municipais podem ser encontrados na sede da Sefazgo e redes sociais da Prefeitura de Imperatriz.

Planejamento