Planejamento

PLANEJAMENTO INTEGRADO

Equipe da saúde participa de encontro com comissões intergestoras

Na capital São Luís, estão reunidos representantes Regionais, CIR, Bipartite, CIB, e Tripartite, CIT.

Publicado em: 10/05/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Equipe da saúde participa de encontro com comissões intergestoras

Secretário Alair com Neides Bastos, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação, NIR, do Socorrão (Foto: Maria Almeida)

Acompanhado da Assessora de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, Isabel Macedo, secretário de Saúde, Alair Firmiano, participa na tarde dessa quinta, 10 e na sexta, 11, de reunião para discutir o processo de Planejamento Regional Integrado e a Organização de macrorregiões de Saúde. O encontro acontece na sede do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão, COSEMS/MA, na capital São Luís.

Farão parte das discussões as comissões Intergestores Regionais, CIR, Intergestores Bipartite, CIB e Intergestores Tripartite, CIT. Segundo o secretário ha mais de 10 anos não se reúnem todas as esferas do executivo (municipal, estadual e federal) para discutir esse planejamento.

Nessa reunião está prevista a atualização do Plano de Pactuação Integrado, PPI, que define valores e regiões de abrangência a serem atendidas na saúde de Imperatriz.  “Nossa pactuação é de 2004, por tanto está defasada, precisamos redefinir e reorganizar esse acordo que prevê quem de fato devemos atender e quanto estes municípios devem nos repassar” – ressaltou Alair.

Segundo o secretário, o encontro foi provocado pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz. “Desde que assumimos buscamos discussões em conjunto. Isso vai redesenhar as macrorregiões de saúde e determinar a responsabilidade de cada um. E assim, vamos aperfeiçoar nosso sistema de atendimento e melhorar as condições dos serviços oferecidos dentro da urgência e emergência, sobretudo na alta complexidade”– ressaltou.

Planejamento