Políticas públicas para a mulher

BOLETIM

CRAM divulga boletim de atendimentos de setembro

Das situações de violência 40% das mulheres apontaram o medo

Publicado em: 05/10/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

CRAM divulga boletim de atendimentos de setembro

62 mulheres foram atendidas neste mês. (Foto: Patrícia Araújo)

Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto, realizou 62 atendimentos no mês de setembro. Números fazem parte do relatório quantitativo mensal da unidade, que contabiliza serviços realizados por equipe técnica como serviço social e psicológico.

Serviço social atendeu 10 mulheres, já a equipe técnica de psicólogos realizou 12 atendimentos iniciais e 50 retornos.

Serviço de busca ativa realizado presencialmente ou remotamente, pelo canal oficial do WhatsApp da unidade: (99) 99193-1717, contabiliza atendimento a 152 mulheres, dessas 17 ganharam alta, 11 desistiram do atendimento. Sobre os encaminhamentos, 3 foram ao CAPS III, 1 à DEP, 1 ao Ministério Público, 1 ao CREAS, 2 encaminhamentos ao CRAS e 1 atendimento à família.

Sobre a saúde mental das mulheres atendidas após sofrerem violência, 9 receberam acompanhamento psiquiátrico, 3 apresentaram transtorno afetivo bipolar, 5 transtornos de ansiedade e 4 transtornos depressivos.

Das principais queixas apresentadas 40% das mulheres apontaram o medo, em segundo lugar com 32% a ansiedade, em terceiro lugar com 26%, passaram a ter alterações no sono e estresse na sequência com 24% dor de cabeça, 19% sintomas depressivos, 11% com perda de apetite e diminuição da autoestima, 8% ideação suicida, 5% agressividade e 2% de automutilação e tiveram receio de recaída.

Políticas públicas para a mulher