Políticas públicas para a mulher

SERVIÇO

Secretaria da Mulher divulga balanço de atendimentos do mês de agosto

O medo é a principal queixa de mulheres em situação de violência

Publicado em: 08/09/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher divulga balanço de atendimentos do mês de agosto

Cram e Casa Abrigo Drª Ruth Noleto são as redes de apoio da Prefeitura à mulheres em situação de violência. (Foto: Patrícia Araújo)

Secretaria Municipal de Política para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM)  e Casa Abrigo Doutora Ruth Noleto realizou 41 atendimentos no mês de agosto. Números fazem parte do relatório quantitativo mensal da unidade, que contabiliza serviços realizados por equipe técnica como serviço social e psicológico.

Em comparação ao mês de julho, houve uma diminuição do número total de mulheres atendidas, de 64 para 41. Os dados refletem no retorno e continuidade dos atendimentos das mulheres realizados presencialmente ou remotamente, pelo canal oficial de telefone e WhatsApp da unidade: (99) 99193-1717.

O serviço social realizou 9 escutas anamneses a mais neste mês, com 16 entrevistas. Já na equipe técnica de psicólogos, 34 mulheres foram atendidas, 5 ganharam alta, 1 recebeu atendimento familiar, 1 encaminhamento ao ambulatório do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS III Renascer, 1 encaminhamento à DEP, 1 encaminhamento ao CREAS, 1 encaminhamento ao CRAS, 1 visita domiciliar.

Sobre a saúde mental das mulheres atendidas, 7 receberam atendimento psiquiátrico, 7 apresentaram transtornos de ansiedade, 5 transtornos depressivos, dentre outros casos.  Das principais queixas e sintomas psicológicos relatados, o medo foi mencionado como a principal delas com 34%, na sequência a ansiedade com 29%, depressão com 22%, alteração do sono e o estresse com 19,5%, perda de apetite e diminuição da autoestima com 15%, dor de cabeça com 7% e dentre outros casos. 

A secretária de Política para Mulher, Eva Messias, relata que “mulheres e crianças acompanhadas pelos serviços do Município recebem apoio pedagógico, acompanhamento do setor de saúde, auxilio psicológico, encaminhamento para os serviços de saúde mental, judicial entre outros”.

Políticas públicas para a mulher