Prefeito

Covid-19

Medidas restritivas visam impedir contaminação em massa da população

Apenas serviços essenciais continuam operando no município

Publicado em: 30/03/2020 por Ariel Rocha

Assessoria de Comunicação

Medidas restritivas visam impedir contaminação em massa da população

As tomadas de decisões sobre flexibilizar ou endurecer as medidas restritivas são avaliadas constantemente pelo município. (Foto: Edmara Silva)

Como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, Covid-19, o comércio continua fechado em Imperatriz, com o seguimento da flexibilidade do funcionamento de alguns serviços essenciais. A possibilidade de abertura parcial do comércio foi reconsiderada por conta da piora no cenário da doença no Maranhão, com o primeiro óbito decorrente do vírus, em São Luís. As restrições visam impedir um cenário de contaminação em massa da população na cidade

Prefeito Assis Ramos explica que um conselho deliberativo, formado por membros do setor empresarial, Ministério Público e Saúde, havia deliberado em reunião na última sexta-feira, 27, a possibilidade de abertura parcial. “As coisas pioraram, não tínhamos nenhuma morte e agora já tem um falecimento na capital. A ciência afirmou que os próximos dez dias serão cruciais para a contaminação pelo novo coronavírus. Decidimos recuar e deixar o comércio fechado, até que sobrevenha outra avaliação”, declarou.

Essa assembleia deliberativa foi montada para tratar de questões voltadas à saúde e comércio durante o enfrentamento da doença. “Estamos tentando conter um cenário de contaminação em massa. É um momento de crise, então as tomadas de decisões sobre flexibilizar ou endurecer as medidas são avaliadas constantemente, juntamente com os profissionais da saúde, associações comerciais e da indústria", explicou Assis Ramos.   

O conselho também decidiu que setores de serviços essenciais continuam, como farmácias, supermercados, oficinas mecânicas, lojas de materiais de construção e entre outros indispensáveis. Ainda de acordo com o prefeito, não interromper a prestação de serviços de oficinas e lojas de materiais de construção se deve aos estragos provenientes das fortes chuvas na infraestrutura do município. “Não tem como  a gente restabelecer a ordem na cidade se esses setores do comércio permanecerem fechados”, completou.

Prefeito