Prefeito

COMBATE ÀS DROGAS

“O grande barato é nunca experimentar", diz prefeito, para alunos do Madalena de Canossa

Mais de 300 adolescentes ouviram as palestras, fizeram as perguntas e fecharam questão contra as drogas

Publicado em: 10/10/2017 por Elton Sales

Assessoria de Comunicação

“O grande barato é nunca experimentar", diz prefeito, para alunos do Madalena de Canossa

O encontro com os estudantes se iniciou com apresentação de um vídeo de 2 minutos, no qual o próprio Assis mostra exemplos de adolescentes vencidos pela droga, principalmente pelo crack. (Foto: Mariana Campos)

Plateia numerosa e atenta, formada pelos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Madalena de Canossa, no Parque Santa Lúcia, ouviu, na manhã desta terça-feira, 10, palestra do prefeito Assis Ramos, sobre todos os malefícios das drogas, em especial as mais acessíveis, como álcool, crack e maconha. Assis abriu sua peregrinação pelos ambientes que considera mais vulneráveis à ação dos traficantes que buscam expandir redes de dependências, ensinando aos adolescentes que “o grande barato, é nunca experimentar" - é este o nome do programa instituído por ele.

Assis explicou que já fazia isso quando era delegado e diretor regional de segurança. “Agora, como prefeito, sinto-me na obrigação de criar essa blindagem ao redor do ambiente escolar, falando diretamente às crianças e adolescentes, advertindo-os sobre essa epidemia que ameaça todas essas gerações. Eu digo, claramente, que o mundo das drogas só tem uma porta, a da entrada. Não tem porta de saída. Se experimentar, uma vez que seja, isso aí já será a condenação perpétua”- disse.

Auxiliado por policiais, o prefeito fez circular em meio aos alunos, de mão em mão, invólucros de acrílico, lacrados, contendo amostras de maconha, crack e cocaína. “A curiosidade é uma característica natural dessa fase da vida que vocês estão vivendo. Pois bem, aí está a chave do inferno, da destruição das famílias e do futuro de vocês. Conhecer, agora vocês já conhecem. Experimentar, jamais. Se alguém oferecer, diga, com autoridade e respeito por você mesmo: O BARATO, É NUNCA EXPERIMENTAR”- ensinou.

O prefeito explicou que “o traficante com cara de mau”, que se vê nos filmes, não vai à porta das escolas oferecer o primeiro trago de maconha ou do crack. “Isso acontece, infelizmente, através de um falso vendedor de balinhas, de picolé, do namoradinho, da namoradinha ou até do colega que se sente descolado, metido a líder e a influenciador de comportamentos. “É aí que e você tem que mostrar que é uma pessoa de personalidade, que não se deixa levar. O mundo está cheio de casos dessa natureza - quem não se lembra, por exemplo, do jogador de futebol Adriano Imperador, que jogou fora uma carreira brilhante porque um dia se rendeu à tentação das drogas?”- lembrou.

Antes da palestra, o prefeito exibiu um vídeo no qual aparecem jovens destruídos pelo crack. Ao término, deu a palavra a Daniel Gonçalves, Presidente do Projeto Resgate, unidade terapêutica do Bananal. Ex-usuário de drogas que, como ele próprio confessou, perdeu cerca de 15 anos da vida como morador de rua, drogado e perdido. "Dos mais de 30 colegas meus daquele inferno, só eu estou vivo, porque o destino do usuário de droga é a morte violenta e precoce" - afirmou.

Daniel ensinou que uma única experiência exige a segunda, a terceira e, daí por diante, o inferno interminável. “Você vai acabar largando a escola, vai ter que roubar dentro de casa para fazer dinheiro para a droga, depois vai roubar na rua, vai enfrentar a polícia, os traficantes, os boqueiros, os tiros, a sarjeta e a morte. Ninguém escapa. Eu sou uma excessão que dificilmente vai se repetir. Portanto, não experimente”, relatou. Assis Ramos se disse satisfeito pela receptividade, pelo interesse e pelo interatividade praticada pelos alunos que, espontaneamente, fizeram mais de 30 perguntas. Ele disse que vai se encarregar pessoalmente de elaborar calendário de visita às escolas do município e que estará aberto a convites das instituições particulares, inclusive. “É uma luta que tem que ser travada. Do contrário, vamos perder muita gente”- advertiu.

Prefeito