Notícias

CORPUS CHRISTI

Prefeitura e Diocese de Imperatriz alinham detalhes para celebração de Corpus Christi 2019

Celebração acontece, quinta-feira, 20, no Estádio Frei Epifânio, em frente à Praça Mané Garrincha

Publicado em: 18/06/2019 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura e Diocese de Imperatriz alinham detalhes para celebração de Corpus Christi 2019

Coordenação espera público superior os 21 mil fiéis de 2018 (Foto: Assessoria)

Com objetivo de alinhar detalhes para a solenidade de Corpus Christi 2019, a ser celebrada quinta-feira, 20, no Estádio Municipal Frei Epifânio D'Abadia, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Seplu, reuniu-se na segunda-feira, 17, com membros da comissão organizadora do evento. O encontro foi realizado no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Fidélis Uchôa, os vendedores ambulantes serão remanejados para a Praça Mané Garrincha, em frente ao estádio. “Os ambulantes, serão remanejados em atendimento a solicitação, por meio de oficio, da Diocese de Imperatriz. A medida visa evitar a obstrução dos portões, garantindo a passagem livre dos fiéis”, destacou o titular da Seplu.

Promovida pela Diocese de Imperatriz, a 10ª edição da Solenidade de Corpus Christi tem como tema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”. Para este ano a expectativa da comissão organizadora é que o acontecimento conte com um público bem maior que a edição de 2018. “A previsão é que tenhamos um público estimado em mais de vinte e dois mil fiéis, número superior ao do ano passado que reuniu cerca de vinte e uma mil pessoas. Pelo público crescente a cada ano, já está assegurada que essa é uma das maiores festas católicas da região”, disse João Maurício Martins, membro da Comissão Organizadora.

No catolicismo, o Corpus Christi se dá como maneira de lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.  Em referência direta à Santa Ceia, também realizada numa quinta-feira, neste sacramento, o pão que é consumido simboliza o corpo de Cristo, enquanto o vinho representa seu sangue. A comemoração do Corpus Christi tem origem no século 13, durante o pontificado do papa Urbano IV.

O Corpus Christi não possui data fixa no calendário, sendo comemorado 60 dias após a celebração da Páscoa, que é realizada, por sua vez sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do carnaval.

Notícias