Notícias

PREVENÇÃO

Coleta seletiva é retomada de forma gradual em Imperatriz

Catadores recebem orientações sobre os protocolos de segurança e o plano de retomada das atividades

Publicado em: 17/06/2020 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta seletiva é retomada de forma gradual em Imperatriz

Catadores de recicláveis acompanham palestras na sede da Ascamari (Foto: Léo Costa)

Suspensa desde março, como medida de proteção contra o novo coronavírus, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, deu inicio essa semana o plano de retomada gradual das atividades de coleta seletiva.

“Neste primeiro momento estamos orientando os catadores e os demais envolvidos no processo de coleta seletiva sobre os protocolos de segurança e o plano de retomada gradual do serviço no município. O restabelecimento completo depende das condições sanitárias em decorrência do novo coronavírus”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Na manhã desta quarta-feira, 17, foram ministradas palestras aos catadores e colaboradores sobre ações sociais, com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes; cuidados a serem tomados durante a coleta e manuseio dos resíduos, com servidores da Secretaria de Saúde, Semus, e segurança no trabalho com uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Na oportunidade o presidente da entidade, José Ferreira de Lima, “Seu Zezinho”, ressaltou sobre a importância da retomada das atividades.

“A expectativa de todos nós catadores é que retornemos ao nosso trabalho o mais rápido possível. Muitas famílias dependem dessa atividade. Por conta da pandemia retornaremos com cuidados redobrados e com o número reduzido de trabalhadores, sendo seis por turno, já que temos doze que trabalham diretamente. A esperança é que no futuro possamos retornar normalmente”, disse José Ferreira.

De acordo com o gestor ambiental, Jairo Sant`Anna, coordenador municipal da coleta seletiva, a retomada seguirá as normas sanitárias e medidas de segurança à saúde pública, respeitando as regras de distanciamento social, em razão da pandemia da Covid-19.

“O serviço de coleta seletiva voltará a ser executado a partir da próxima semana e contará com todas as regras de segurança sanitária para a proteção dos envolvidos no processo, desde a coleta, transporte, triagem e destinação final”, disse Jairo Sant`Anna.

O cronograma para retomada da coleta seletiva tem prosseguimento nesta quinta-feira, 18, com a divulgação do retorno da coleta seletiva nas mídias digitais e, na sexta-feira, 19, acontece a higienização do galpão da Ascamari e dos veículos de coleta. Segunda-feira, 22, está prevista a retomada da coleta de recicláveis em três etapas, onde as primeiras ações serão com os 74 parceiros entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral; dia 29, ocorre no setor do Calçadão, e dia 6 de julho, inicia a coleta nos 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, distribuídos em locais estratégicos da cidade.

Além da Semmarh, a coleta envolve a Secretaria Municipal de Limpeza Pública, SLP, e a empresa Sellix Ambiental, responsável pela logística. O material coletado é destinando para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, que de 200 passou a beneficiar aproximadamente 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

Notícias