Preservação

MEIO AMBIENTE

Encontro discute Planejamento Ambiental

Atividades contemplam Plano Municipal de Biodiversidade e ações ambientais no Itamar Guará e Vila Davi II

Publicado em: 10/04/2019 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Encontro discute Planejamento Ambiental

Encontro aconteceu nas dependências da Universidade Aberta do Brasil (Foto: Léo Costa)

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 09, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e VLI Multimodal S.A, parceira do município, discutiram sobre a elaboração e execução do projeto de educação ambiental para 2019. O encontro aconteceu no Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, da Universidade Aberta do Brasil, UAB, rua Dom Pedro II, Praça União.

Durante o acontecimento o secretário adjunto do Meio Ambiente, Flavio Oliveira, destacou a importância de investimentos em áreas que podem ser efetivadas por meio de parcerias público-privadas ou outros instrumentos de cooperação. “A parceria com a iniciativa privada e sua aplicabilidade ambiental vem para melhorar a qualidade de vida da nossa população. É um caminho importante a ser trilhado. Ela cria novas oportunidades, dentro do conceito de uma cidade inteligente e focada na preservação do meio ambiente”, disse.

O analista ambiental da VLI, Jairo Carvalho, aproveitou para destacar que o programa de Educação Ambiental desenvolve ações de forma participativa em toda a extensão organizacional da VLI, empresa de logística do Brasil que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A. Objetivo é  ampliar os níveis de consciência ambiental dos empregados, bem como das comunidades em sua área de influência.

“No caso das comunidades, falando especificamente do Itamar Guará e Vila Davi II, no entorno  da unidade operacional da empresa em Imperatriz, a finalidade é levar ações ambientais em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, focando no desenvolvimento de atitudes ambientais adequadas para consolidar uma cultura de ambiental nas rotinas operacionais e nas comunidades onde atua”, destacou Jairo Carvalho.

Segundo o cronograma de atividades 2019, Imperatriz será contemplada via parceria Prefeitura e VLI, com estudos ambientais para elaboração do Plano Municipal de Biodiversidade, que trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos existentes, como também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.

Além dos estudos ambientais para o Plano de Biodiversidade, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, a parceria contempla os moradores do residencial Itamar Guará com a construção de parquinho Ecológico, treinamento de meio ambiente e oficina de reciclagem. Na Vila Davi II, será construída uma horta comunitária e ministrados cursos de reaproveitamento de materiais recicláveis e capacitação para segregação e destinação de resíduos.

Preservação