Preservação

PRESERVAÇÃO

Palestra sobre coleta seletiva é realizada na UFMA

Iniciativa busca otimizar a geração de resíduos, com destinação correta

Publicado em: 16/03/2018 por Giuliana Piancó

Secretaria do Meio Ambiente

Palestra sobre coleta seletiva é realizada na UFMA

Servidores da universidade serão peças fundamentais para a prática da coleta seletiva (Foto: Giuliana Piancó)

Equipes do Núcleo de Educação Ambiental, NEA, e Departamento de Coleta Seletiva, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, visitaram, na tarde de quinta,15, os campus Bom Jesus e Centro, da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, para conversar com zeladores e administradores para esclarecerem sobre o trabalho de implantação da coleta seletiva em vários pontos da cidade. Objetivo é alinhar as ações de conscientização e destino dos resíduos.

De acordo com o diretor do Departamento de Coleta Seletiva da Semmarh, Jairo Sant’Anna, já existem mais de 20 pontos de entrega voluntária distribuídos pela cidade, e, em torno de 16 parceiros que já realizam a coleta seletiva em suas instituições. “Nosso principal objetivo é otimizar a geração de resíduos e destiná-los adequadamente, dar um destino correto aos resíduos gerados nos dois campus, e os zeladores tem um papel fundamental nesse início”, comenta o diretor.

A iniciativa de trabalhar junto à Secretaria de Meio Ambiente para a implantação da coleta seletiva, na universidade, veio da necessidade de transformar a destinação dos resíduos. Segundo Eliziane Rosa, administradora do campus centro da UFMA, esse é um dever de todos os cidadãos. “Marcamos o dia da primeira coleta para 21 de março e esse mesmo trabalho será feito com os estudantes e servidores. A assistência estudantil vai trabalhar junto com os centros acadêmicos na conscientização dos estudantes”, explica.

Os kits de lixeiras já existiam na universidade e os próximos passos serão incentivar alunos e servidores a realizarem a separação correta dos resíduos. O diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da UFMA, Daniel Duarte, parabenizou a equipe e comentou a importância da realização dessa iniciativa. “Esse é um trabalho necessário, estamos em um ambiente onde replicamos conhecimento, acredito que isso não vai ficar restrito aos muros da universidade, o aluno vai replicar essa metodologia além da instituição e assim esperamos conseguir um ambiente mais limpo, mais adequado na nossa cidade”, ressaltou.

Preservação