Preservação

MEIO AMBIENTE

Estudantes da rede municipal revitalizam margens do riacho Bacuri, na Vila Nova

Durante ação foram plantadas mais de 40 mudas de árvores frutíferas e nativas

Publicado em: 06/11/2018 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Estudantes da rede municipal revitalizam margens do riacho Bacuri, na Vila Nova

Técnicos do Meio Ambiente, professores e alunos do 7º e 8º ano participaram da atividade (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, e alunos da Escola Municipal Machado de Assis, Rua Euclides Cunha, realizaram na manhã desta terça-feira, 6, revitalização das margens do riacho Bacuri, Bairro Vila Nova.

“Precisamos do verde para salvar a vida de nossos riachos e devolver estes recursos naturais à cidade. A revitalização é um dos passos importantes para este processo. São atividades como essa que também buscam transmitir a nova geração as informações sobre a importância dos cursos d'água”, destacou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

Durante ação para combater o assoreamento do riacho, servidores do Meio Ambiente, professores e alunos do 7º e 8º ano plantaram mais de 40 mudas de açaí, ipê, mogno e oiti.

“A principal finalidade é fazer com que o aluno se torne cidadão consciente e responsável em preservar e valorizar a natureza. Se continuarmos assim as futuras gerações não terão essa oportunidade de conhecer o que temos hoje”, destacou a professora Fátima Lytha.

O projeto denominado “O riacho Bacuri e seus impactos ambientais no Bairro Vila Nova” faz parte do processo de educação ambiental, implantado em fevereiro na unidade de ensino.

“Essa iniciativa é importante, pois estarmos preservando o meio ambiente e conscientizando as pessoas sobre a importância da natureza para todos nós. É importante que a comunidade também entenda que essa é uma missão de todos”, afirmou Luís Felipe Alencar Mota, 12, aluno do 7º ano.

Além da Vila Nova, o riacho Bacuri, uma das principais afluentes do rio Tocantins, passa pelos bairros, Vila Esmeralda, Vila João Castelo, Parque das Palmeiras, Amazonas, Vila Redenção I e II, Vila Lobão, Parque Sanharol, Parati, Jardim Planalto, Jardim Lopes, Jardim Imperatriz, Jardim São Luís, Aeroporto, Bacuri, Caema e União.

Preservação