Preservação

RECICLAGEM

Audiência discute situação dos catadores de material reciclável

Evento foi motivado pelo aumento dos resíduos sólidos, devido implantação da coleta seletiva domiciliar

Publicado em: 27/09/2018 por Luana Barros

Secretaria do Meio Ambiente

Audiência discute situação dos catadores de material reciclável

A gestão dos resíduos sólidos e a preocupação com o meio ambiente é prioridade para prefeito Assis Ramos desde janeiro de 2017. (Foto: Fábio Barbosa)

O projeto Catadores de Direitos e a Associação de Catadores de Material Reciclável de Imperatriz, Ascamari, solicitaram audiência pública na Câmara de Vereadores com objetivo de apresentar aos poderes executivo e legislativo suas demandas.

No Plenário Léo Franklin, estiveram presentes Rosa Arruda, secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, representando o prefeito Assis Ramos; Lourdes Dias Nogueira, representando o projeto; José Ferreira Lima, presidente da associação; e os vereadores Bebé Taxista (PEN); Ditola (PEN), Pedro Gomes (PSC) e Weudson Feitosa, bispo Eudes (PRP).

Fundada em 21 de abril de 2010 e com 54 membros, o lema da associação é “Reciclando vidas para gerar renda e consciência”. Já o projeto Catadores de Direitos é de responsabilidade da Cáritas Brasileira Regional Maranhão, e acompanha famílias do segmento de catadores em cinco municípios: Bacabal, Imperatriz, Lago da Pedra, Balsas e Loreto.

Dentre as reivindicações e demandas estão a ampliação do galpão da Ascamari e a aquisição de mais equipamentos, pois a demanda de resíduos aumentou de 4 para 42 toneladas, conforme explica José Ferreira Lima, o Zezim do Ascamari. "Estamos aqui para falar para a Prefeitura e para os vereadores que nossa demanda cresceu e precisamos de um terreno maior para trabalhar e mais equipamentos, devido aumento dos resíduos por conta da coleta seletiva. Então precisamos que eles nos ajudem".

Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente, esclareceu sobre as conquistas alcançadas. “Acompanhamos os catadores diariamente para apoiar, melhorar as condições de trabalho, a qualidade de vida e a renda. Imperatriz é o primeiro município do estado do Maranhão que possui uma política municipal do meio ambiente, e já realiza a coleta seletiva domiciliar. Isso demonstra que já avançamos muito, mas ainda temos muito a realizar”.

Todos os demais vereadores presentes se colocaram à disposição para contribuir com a Ascamari e, o vereador Eudes (PRP) destacou as conquistas da categoria. “São muitos os avanços realizados pelo município de Imperatriz neste setor, desde 2017. O prefeito Assis Ramos tem colaborado com a associação, realizando a coleta seletiva e disponibilizando o transporte dos resíduos até o galpão. Sabemos que o prefeito tem se preocupado com isso”.

Preservação