Preservação

CONSCIENTIZAÇÃO

Preservação da água é destaque em Conferência Ambiental

Programação também contou com apresentação dos alunos

Publicado em: 28/03/2018 por Giuliana Piancó

Secretaria do Meio Ambiente

Preservação da água é destaque em Conferência Ambiental

Conferência “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” é realizada pela Escola Municipal Morada do Sol (Foto: Giuliana Piancó)

A conferência “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, realizada pela Escola Municipal Morada do Sol, recebeu na manhã dessa quarta-feira, 28, a equipe do Núcleo de Educação Ambiental, Nea, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, para uma palestra educativa sobre as formas de preservação da água na cidade.

A diretora do Nea, Bárbara Soares, lembra que as palestras realizadas em escolas são o carro chefe do Núcleo. "Essa é uma das nossas principais atividades de educação ambiental, contribuindo para conscientização da população em relação a importância de conservar o meio ambiente, como evitar o desperdício de água, não poluir o rio e os riachos, descartar os resíduos de forma correta e não desmatar as matas ciliares." 

Evento contou com palestras da Semmarh e convidados, além de apresentações de dança e vídeo produzidos pelos próprios alunos da escola. De acordo com o coordenador da Morada do Sol, Reinaldo Barreto, essa foi uma demanda da Secretaria de Educação, que foi abraçada pela instituição: “Todas as escolas foram convidadas a trabalharem o tema como preparação para as conferências municipais, estaduais e nacionais”, afirma.

“Trabalhamos no ano passado com o desfile sobre o tema água e riacho bacuri, e esse ano os alunos realizaram pesquisas, entrevistas em campo, visitas aos riachos e produziram vídeos e danças”, lembra o coordenador. Um dos alunos, que participou da produção do vídeo, foi Eduardo Xavier, do 8º ano, e para ele essa foi uma experiência única: “Nós saímos da sala de aula e fomos ao campo para conhecer e discutir sobre os problemas do riacho bacuri, é importante pra gente pesquisar fora da escola sobre as formas de vida nesses locais”.

Preservação