Preservação

ELABORAÇÃO

Reunião discute Plano de Biodiversidade de Imperatriz

Documento contemplará todos os ecossistemas

Publicado em: 13/11/2018 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Reunião discute Plano de Biodiversidade de Imperatriz

Município e VLI durante reunião que firmou parceria para elaboração do plano (Foto: Léo Costa)

Com objetivo de discutir sobre o Plano Municipal de Biodiversidade, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 13, com representante da VLI Multimodal S.A, parceira na elaboração do projeto.

A Biodiversidade é considerada como um dos principais indicadores de qualidade do ambiente, especialmente após a Convenção sobre Diversidade Biológica, CDB, e do Ano Internacional da Biodiversidade, 2010. Essa área trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas. Ela é usada em referência não apenas ao número de organismos existentes, como também à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.

“Serão informações que irão contribuir bastante para que tenhamos um banco de dados relacionado à biodiversidade, em nível local. O plano reflete os objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica, em conformidade com os princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional da Biodiversidade”, destacou Rosa Arruda, secretária do Meio Ambiente.

Segundo a CDB, a diversidade biológica abrange a variabilidade de organismos vivos habitantes do conjunto de ecossistemas terrestres e aquáticos de uma determinada região e estabelecidos em populações ou subpopulações, que possibilitem a permuta genética livre entre seus indivíduos, bem como a interação com as populações de outras espécies através de relações ecológicas diversificadas.

A  VLI Multimodal S.A, empresa de logística do Brasil que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A, irá disponibilizar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, resultados de trabalhos realizados na região. “Temos hoje alguns estudos ambientais que são gerados pela execução das nossas condicionantes dentro da licença de operação do empreendimento. São estudos que podem contribuir na execução da ação de biodiversidade do município. Portanto, iremos disponibilizar, nesse primeiro momento, para que vire um documento consolidado de sustentabilidade de Imperatriz”, destacou Jairo Henrique de Carvalho, analista ambiental da VLI, corredor centro-norte da Ferrovia Norte-Sul.

Convenção sobre Diversidade Biológica

A Convenção sobre Diversidade Biológica é um tratado da Organização das Nações Unidas que foi criado na ECO-92. Entrou em vigor em dezembro de 1993, com a assinatura de mais de 160 países, e trata de importantes questões ambientais, como a conservação das espécies, desenvolvimento sustentável e a divisão dos benefícios gerados a partir do uso dos recursos genéticos. É essa convenção que norteia a elaboração de políticas relacionadas com o meio ambiente.

Preservação