Preservação

PRESERVAÇÃO

Secretaria de Meio Ambiente revitaliza área atingida por queimada

O local fica às margens de uma nascente

Publicado em: 30/10/2017 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente revitaliza área atingida por queimada

O engenheiro da Semmarh, Jorge Mignoni fez orientações ao proprietário sobre o cultivo. (Foto: Sara Batalha)

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizaram na última sexta-feira, 27, o plantio de 30 mudas das espécies açaí e ingá, às margens de uma nascente em uma propriedade particular no Setor Agrícola. O plantio foi realizado com o objetivo de revitalizar a área, que foi atingida por queimadas e garantir o cultivo de mudas próximo a riachos e áreas de preservação permanentes, APP´s,

A ação faz parte do projeto contínuo “Renascer das Nascentes”, que visa à recuperação da mata ciliar nas nascentes do rio. Jorge Mignoni, engenheiro florestal da Secretaria, ressalta a importância de ações como esta. “Os recursos hídricos são uma grande preocupação da gestão municipal. A gente tenta ao máximo, cuidar desses corpos hídricos que ainda nos restam e este é mais um que vemos com um bom grau de preservação, então buscamos aumentar esse grau e tentar diminuir os impactos”, destacou o engenheiro.

Jorge explica que o trabalho da Semmarh consiste em auxiliar com os plantios, preservação, combate à degradação dos recursos hídricos e queimadas. A Secretaria faz o monitoramento e catálogo das áreas para trabalhar, com o auxílio dos proprietários de cada local, a preservação dos corpos hídricos.

 

 

Proprietário da chácara beneficiada pela ação, Oci Teixeira, solicitou o plantio das mudas e foi atendido prontamente pela equipe da Semmarh. Ele conta que alguém incendiou a plantação de açaí que ele possuía, próximo à nascente dentro de sua propriedade, e com o intuito de recuperar o local atingido pelo fogo, ele pediu ajuda à secretaria. “Eu pretendo preservar essa área, e consequentemente essa água enquanto eu viver, então pedi o apoio da Semmarh para fornecer as mudas, e fui atendido. Só tenho a agradecer”, disse o proprietário.

Solicitação de doação de mudas – Os técnicos da Secretaria fazem a doação de mudas e caso solicitados, realizam também o monitoramento do local, o plantio e orientações sobre o cultivo. Para receber mudas, o interessado deve ir até a Secretaria de Meio Ambiente, localizada à Rua Rafael de Almeida, 600, bairro São Salvador e solicitar a doação. Caso tenha interesse em receber 10 mudas ou mais, é necessário fazê-lo através de ofício constando a quantidade específica de mudas e o local de plantio ou em que ação será realizado o plantio, (uma justificativa da solicitação das mudas).

Preservação