Preservação

PRESERVAÇÃO

Secretaria de Meio Ambiente atua na recuperação de riachos e arborização

Desde 2017, equipe já realizou plantio de quase três mil mudas em Imperatriz

Publicado em: 14/03/2018 por Giuliana Piancó

Secretaria do Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente atua na recuperação de riachos e arborização

Já foram plantadas quase três mil mudas em diversos pontos da cidade, (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, elabora e desenvolve ações e projetos voltados à arborização urbana. Os departamentos de Áreas Protegidas e Paisagens e Núcleo de Educação Ambiental, Nea, visam estimular atitudes sustentáveis com a preservação e recuperação de nascentes e riachos desde o ano passado.

De acordo com a secretária, Rosa Arruda, as atividades desenvolvidas são constantes e foram intensificadas. “Assim que assumi a Secretaria conversei com a equipe e afirmei que não queria trabalhar apenas em datas comemorativas, pois temos que atuar durante os 365 dias do ano”, pontua.

Além de mais de 15 mil mudas doadas para a comunidade, pelo viveiro municipal e em ações de cidadania, a equipe já realizou o plantio de quase 3 mil mudas em diversos pontos da cidade, com nove projetos em andamento: Água é Vida; Semana do Meio Ambiente; Ação Verão Sustentável nas praias do Cacau e do Meio; Dia da Árvore; Campanha Contra Queimadas; Renascer das Nascentes; Campanha Cidade Limpa; Horta Orgânica nas escolas e Plano de Arborização Urbana.

Rosa Arruda lembra que essa é uma tarefa que precisa de acompanhamento, antes, com a educação ambiental, limpeza e preparação do solo; durante, com o plantio; e depois, com o controle de pragas, adubação, irrigação, poda e corte. “Independente de quem planta a árvore, seja a empresa privada, a secretaria ou a comunidade, a prefeitura tem a preocupação de fazer o monitoramento e cuidado posterior.”

De acordo com Bárbara Soares, Diretora de Departamento do Nea, a escolha dos locais de revitalização e arborização é feita a partir de um plano anual e identificação de espaços com maior necessidade: “Um dos principais focos da Secretaria é encontrar áreas que precisam dessa recuperação, temos trabalhado nos riachos focando nos afluentes do rio Tocantins, como riacho Bacuri, Santa Teresa, Capivara, entre outros.”

Dando início as atividades em alusão à Semana da Água, a Secretaria de Meio Ambiente realizou no último sábado, 10, o plantio de 800 mudas na Lagoa do Mutirão, afluente do riacho Bacuri situado na Vila Esmeralda. A ação contou com a participação da empresa Suzano Papel e Celulose, que doou 400 mudas.

As atividades começaram ainda na semana passada com a equipe do Núcleo de Educação Ambiental da Semmarh e da Suzano, que trabalharam a conscientização com os moradores e a Equipe de Limpeza Pública dando uma nova cara ao ambiente após a instalação de placas informativas, abertura de covas para a colocação das mudas, roço e limpeza do local.

A Diretora do Nea comenta a importância de profissionais qualificados para a realização e manutenção de práticas como essa. “Ações, assim, precisam ser tratadas com responsabilidade e cuidado para que perdurem. Para um plantio, por exemplo, é preciso saber que tipo de espécie é adequada para cada local, a distância das mudas, estação do ano propícia e o cuidado com a manutenção após o plantio”, reforça Bárbara Soares.

Preservação