Preservação

PRESERVAÇÃO

Semmarh vistoria riacho no Sebastião Régis

População denunciou esgoto lançado sem tratamento

Publicado em: 28/06/2017 por William Castro

Secretaria do Meio Ambiente

Semmarh vistoria riacho no Sebastião Régis

Os técnicos da Semmarh fizeram vistoria no riacho e acompanharam o processo de tratamento da água. (Foto: Sara Batalha)

            A equipe de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) esteve na estação de tratamento da Caema, no Bairro Sebastião Régis, na segunda-feira (26). O objetivo foi verificar denúncia feita por moradores, de que o esgoto estava sendo lançado diretamente no riacho. O químico industrial Diogo Vieira da CAEMA, mostrou como funciona o tratamento e apresentou uma análise da água.

            Diogo, coordenador de operação e tratamento de água da Companhia, mostrou à equipe da Semmarh laudo apontando que o esgoto domiciliar do conjunto habitacional está sendo tratado. Ele explicou que o tratamento é feito através de um peneiramento, filtragem e, depois, todo o líquido é passado para os tanques aeróbicos e anaeróbicos.

            O engenheiro agrônomo da Semmarh, Fábio Batista, afirmou que “ele apresentou as análises de DBO e DQO (relacionadas à demanda por oxigênio da água) e os parâmetros dessa análise estão bem abaixo dos limites de tolerância de lançamento nos rios”.

           Segundo o químico industrial, a destinação final do esgoto ocorre de forma adequada, mas, para confirmar, a água será coletada pelos técnicos para ser feita nova análise. Mesmo após as explicações apresentadas, a equipe da Semmarh fez uma vistoria no riacho e constatou que a água abaixo do lançamento tem um forte odor e é de coloração turva.

            Diante da situação constatada, as empresas Canopus (responsável pela construção do conjunto habitacional) e a Caema foram notificadas a comparecerem à secretaria, no prazo de três dias. Terão que apresentar laudos, análises, os projetos de drenagem, e dos esgotos sanitários, para que esclarecer a situação.

Preservação