Preservação

PMGIRS

Entregue versão final do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Trâmites para composição do documento começaram ano passado

Publicado em: 18/05/2018 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Entregue versão final do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos contou com participação da comunidade (Foto: Assessoria)

Empresa licitada para elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, (PMGIRS), Alto Uruguai Engenharia e Planejamento de Cidades, entregou a versão final do documento para a Prefeitura de Imperatriz, no último dia 11. Documento será encaminhado à Câmara de Vereadores, na próxima semana, para votação e ao ser aprovado pelo Legislativo Municipal, colocado em prática para melhorar os serviços públicos relacionados ao lixo.

“Com a aprovação na Câmara, será criada a Política Municipal de Resíduos Sólidos, cabendo ao Município implantar as ações e programas estabelecidos, cumprindo metas e prazos aprovados. Será um grande desafio, que tende a beneficiar toda a comunidade de Imperatriz”, explica Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Projeto ainda será submetido à Caixa Econômica Federal, para aprovação da licitação de execução com recursos da União, que irá atender a recuperação do lixão e a construção do Aterro Sanitário de Imperatriz. “A prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue firme na luta e na condução de grandes projetos que irão mudar a realidade do nosso município”, ressalta Allison Daniel, engenheiro ambiental da Semmarh.

Entenda

Durante o processo de elaboração do PMGIRS, foi realizado diagnóstico detalhado a respeito do gerenciamento de resíduos sólidos no município, desde a forma de seu acondicionamento, transporte, até a destinação final desses materiais e da limpeza pública, incluindo os serviços de varrição, corte e poda de árvores.

Com base no diagnóstico, foram propostas ações, programas e metas para melhorias dos serviços relacionados ao lixo, o que tornará o sistema mais eficiente e atingirá uma maior quantidade possível de habitantes.

A elaboração do plano contou com a participação da comunidade por meio de seis Oficinas Comunitárias, realizadas em diferentes pontos da cidade, para debater e ouvir a população sobre o assunto. Documento teve a contribuição de mais 300 pessoas em audiência pública geral para ser aprovado inicialmente, debateu as deficiências, potencialidades e sugestões para a melhoria dos serviços relacionados ao lixo, priorizando a coleta seletiva, a reciclagem e a atuação dos catadores que vivem da comercialização desse material.

(Com colaboração de Rafael Pestana)

Preservação