Prevenção

CAMPANHA

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado

As doses já estão sendo aplicadas nas UBS´s desde 23 de abril

Publicado em: 11/05/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado

Vacinação contemplará também, população carcerária e beneficiários do mutirão “A gente faz Cidadania”, no Planalto (Foto: Edmara Silva)

As 37 Unidades Básicas de Saúde de Imperatriz, UBS´s estarão abertas das 8h às 17h neste sábado para vacinação contra o vírus da gripe. Mobilização faz parte da campanha nacional iniciada no último dia 23 de abril e visa diminuir o impacto do contágio da gripe na cidade. Integrantes dos grupos prioritários devem procurar as UBS´s o quanto antes para se imunizar.

O secretário de Saúde, Alair Firmiano, informa que além das 37 UBS´s, será disponibilizada vacina também na UBS prisional do presídio Itamar Guará (para população carcerária) e no mutirão “A gente faz Cidadania” - na escola Edelvira Marques, bairro Planalto. “Nossa meta é vacinar 62 mil pessoas e no dia D atingirmos um grande público, por isso quanto mais pontos disponibilizarmos, maior será nossa cobertura vacinal” – ressaltou.

Têm direito à dose, idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A escolha desses grupos se deve ao fato de serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos. Além disso, parte desse pessoal possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão.

Prevenção