Prevenção

PROGRAMAÇÃO

Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho será lembrado em Imperatriz

Atividades em alusão à data contam com palestras gratuitas sobre segurança

Publicado em: 26/04/2018 por Sara Batalha

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho será lembrado em Imperatriz

Palestras serão realizadas na Wyden Facimp, nesta sexta-feira, 27 (Foto: Arquivo)

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do trabalho é comemorado em 28 de abril e, para lembrar a data, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, desenvolve uma série de ações alusivas entre 23 e 27 deste mês. Em parceira com outras instituições e empresas, atividades serão direcionadas no ramo da construção civil e estudantes, com palestras sobre segurança e circuito de saúde.

O dia D será comemorado nesta sexta-feira, 27, através do apoio da Wyden Facimp, em que o Cerest irá promover palestras voltadas aos acadêmicos do curso de Direito de todas instituições de ensino superior de Imperatriz e população em geral. De acordo com o técnico em segurança do trabalho do Cerest, Marcos Jefferson Barros, "o intuito é criar disseminadores no meio acadêmico e no meio dos trabalhadores, sobre a importância da segurança no trabalho e quais são os direitos do trabalhador pós acidente, quais as perdas que ele sofre com a reforma da previdência".

As palestras serão realizadas das 8h às 11h e das 19h às 22h, com inscrições gratuitas no local e valem certificado de 10h. O temas abordados são: "Indenização por acidentes ou doenças de trabalho", com os advogados Guilherme Henrique C. de Almeida e Marco Antônio R. Ferreira; e "Repercussões das mudanças da Previdência Social e seus reflexos na vida do trabalhador", com a advogada Damirys Nayara D. de Brito.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, MS, em todo o mundo, cerca de 2 milhões de pessoas perdem a vida no trabalho, por ano. São cinco mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, 12 mil vítimas são crianças. Ainda segundo o órgão, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho acontecem todos os anos e as doenças relacionadas ao trabalho afetam cerca de 160 milhões de pessoas. Isso representa um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países do planeta.
 

Prevenção