Prevenção

DEFESA CIVIL

Nível do Rio Tocantins volta a baixar

Mesmo com a vazante, Defesa Civil permanece em alerta

Publicado em: 18/04/2018 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Nível do Rio Tocantins volta a baixar

Há mais previsões de chuvas para o restante de abril e início maio. (Foto: Edmara Silva)

Após atingir marca de 5,96 metros cúbicos acima do marco zero na semana passada, a vazão do Rio Tocantins voltou a baixar. De Acordo com o monitoramento da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, o nível de água encontra-se a 4,17 m³, nesta quarta-feira, 18.

O superintendente da Defesa Civil Josiano Galvão ressalta que a queda do nível não será constante, pois ainda há previsão de chuvas para os próximos dias. “No momento não há perigo iminente de inundação, porém, não devemos descartar qualquer alerta diante dos riscos, pois ainda há altas previsões de chuvas para o restante do mês de abril e início de maio”, destaca.  

De acordo com monitoramento da Defesa Civil, as previsões para as próximas horas são de 6.804,29 m³, para 24h;  6.587,98 m³,  para 48h; e 6.331,21 m³,  para 72h.

Riachos

Além do monitoramento constante do nível rio Tocantins, equipe da Defesa Civil segue acompanhando os trabalhos de limpeza, alargamento e desobstrução dos riachos. Os trabalhos são realizados em parceria com as Secretarias Municipais de Infraestrutura, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Limpeza.

“O reforço visa prevenir possíveis riscos de inundações causados pelas chuvas. Com a limpeza, que ajuda no  escoamento  da água, evita-se ainda  a  proliferação de mosquitos e demais transtornos”, avalia Josiano.

Prevenção